sexta-feira, janeiro 27, 2006


…PARA MEMÓRIA FUTURA

Falar sobre politica é obrigatório falar dos políticos; dos seus pensamentos; dos seus comportamentos e, muito especialmente, da sua honestidade como homens e como políticos. Trocar, ou expor, temas de ordem politica não podemos – nem devemos – nos cingir apenas aos temas que agradem ao poder vigente. A acutilância é obrigatória.
Nos dias que correm somos inundados de casos de desonestidade que incidem sobre algumas figuras politicas cá do burgo.
Cada vez que assisto, ouço e vejo desonestidades e abusos de ordem politica, imediatamente me lembro de um politico que a nova ordem quer, a todo o custo, escamotear, denegrir e – muito especialmente – tentar limpar da história.
Esse politico é : - Prof. António de Oliveira Salazar.
Como ninguém consegue limpar a história, deixo aqui uma passagem do seu discurso proferido em Janeiro de 1949, no Palácio da Bolsa do Porto.

"Devo à Providência a graça de ser pobre: sem bens que valham, por muito pouco estou preso à roda da fortuna, nem falta me fizeram nunca lugares rendosos, riquezas, ostentações. E para ganhar, na modéstia em que me habituei e em que posso viver, o pão de cada dia não tenho de enredar-me na trama dos negócios ou em comprometedoras solidariedades. Sou um homem independente.

"Nunca tive os olhos postos em clientelas políticas nem procurei formar partido em que me apoiasse mas em paga do seu apoio me definisse a orientação e os limites da acção governativa. Nunca lisonjeei os homens ou as massas, diante de quem tantos se curvam no Mundo de hoje, em subserviências que são uma hipocrisia ou uma abjecção.

"Se lhes defendo tenazmente os seus interesses, se me ocupo das reivindicações dos humildes, é pelo mérito próprio e imposição da minha consciência de governante, não por ligações partidárias ou compromissos eleitorais que me estorvem. Sou, tanto quanto se pode ser, um homem livre"
.

Não vou fazer qualquer comentário. Faça-o o meu amigo e leitor deste blogue. Mas faça-o para si; para a sua consciência de cidadão e de português.
M.A.

Comentários:
O tempo é composto de mudança..., e a rapaziada que tomou o poder depois de 74, resolveu a sua situação de uma forma eficaz: apelidou o anterior regime de fascista, palavra de que a generalidade do povo não sabendo concretamente o significado, gosta de ouvir e dizer e, tratou de passar para as suas algibeiras tudo o que pode deitar mão.
Enfim...
http://desgovernos.blogs.sapo.pt/
 
Perdão..., o mundo é composto de...
Obrigado pelo link, está retribuido.
http://desgovernos.blogs.sapo.pt/
 
voces nacionalistas demagogos e fascistas sao tao ridiculos. mas a verdade é q nao viveram durante o tempo de salazar pq senao n teriam essa opiniao. um país q era maioritariamente iletrado, pobre, e agricola n podia ser um pais feliz. sem falar na policia politica q prendia todos os q pensassem de maneira diferente. viva a democracia! o nacionalismo acabou! ninguem liga a isso a n ser alguns q nem sabem o q isso implica. coitados...
 
Amigo Pablo
Obrigado pela sua opinião. Contudo o autor deste Blogue viveu no tempo de Salazar (Estado Novo).
O Estado Novo não foi nenhum paraiso.
Para o entender temos de nos situar no espaço e no tempo. Só assim podemos podemos analisar a história.
Hoje - amigo Pablo - somos um País com um dos mais baixos coeficientes académicos da Europa; deixámos de ser um País agricola para passar a depender da agricultura de outros; perdemos a nossa independencia económica na agricultura, nas pescas etc
Hoje - amigo Pablo - dependemos dos subsídios europeus.
Hoje - amigo Pablo - somos um País dos mais atrasados da Europa em todos os sectores socio-económicos..
Hoje - amigo Pablo - vivemos debaixo do medo da insegurança, do desemprego,da droga,etc.
Contudo - amigo Pablo - o Estado Novo cometeu muitos e muitos erros.
Não foi um Estado perfeição...
E hoje - amigo Pablo - quando já ninguem acredita na politica e nos politicos actuais, há uma chama que se acende quando entoa o Hino Nacional.
Isso é o Nacionalismo.
Não o sente amigo ?
Claro que sente. Então ainda há nacionalismo; ainda ha Portugal
Manuel Abrantes
 
Boa resposta Abrantes, mas este idiota tem q ser mandado às favas.
 
Filhos da puta de naziz,vai é levar no cu tu e toda essa escumalha minorca.Pertençes mesmo ao "Orgulhosamente rabetas(sós)
 
Sr. Kgb
Para mim era muito fácil excluir o seu comentário deste Blogue. Contudo, perdia, assim, o prazer de lhe dar a resposta.
Enganou-se na àrea dos Blogues. Os blogues dos maricas, e afins, estão na sua àrea politica. Vª Ex. gostam tanto deles que até os querem casar, oficialmente,
uns com os outros.
Não apago o seu comentário para que todos os visitantes do "Estado Novo" vejam a forma porca com que Vª Ex ( a dita esquerda)é "democrática". Isto, serve-nos como alento para continuar a nossa luta contra mentalidades conspurcadas.
Manuel Abrantes
 
Abrantes essa foi demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!MARAVILHOSA RESPOSTA!
 
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
 
Coloquem os comentários mas não os removam. Todos os comentários são importantes.
O comentário acima foi removido pelo próprio autor, não por nós.
 
Amigo e camarada Rodrigues Morgado
Muito obrigado pelas sua palavras.
Já fui ao blog e revejo-me nas suas analises e posições.
Gostei da analise “Fascista, ser ou não ser: Eis a questão”
O site já tem link no “Estado Novo” e é com muita honra que o coloquei lá.
Bem haja amigo

Manuel Abrantes
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]