quinta-feira, fevereiro 23, 2006

“DEMOCRACIA” A QUANTO OBRIGAS…

David Irving, historiador e escritor britânico, foi condenado na Áustria a três anos de prisão por ter negado o Holocausto.
Irving, foi detido em Novembro de 2005 na democrática Áustria, depois de há 17 anos ter negado a existência de câmaras de gás em Auschwitz, numa obra de investigação histórica, por si publicada.
David Irving apresentou-se em tribunal com o seu livro “ A Guerra de Hitler” - a publicação que gerou a polémica – considerando de ridículo ter de responder por declarações publicadas em 1989. No decorrer do julgamento o procurador do Ministério Público austríaco, Michael Klackl, considerou o acusado de ser tudo “menos historiador” acrescentando que “é um ambicioso falsificador da história” por ter afirmado na obra por si escrita que “durante o nazismo não houve crimes isolados e que a maioria das vitimas nos campos de concentração morreram por causas naturais”.
E eu que pensava que os Procuradores eram especialistas em leis e não em investigação histórica. Pensar, eu pensava. Provavelmente estarei errado…

Bem, no meu entender de cidadão todos temos o direito de opinião. Acreditar ou não no que narra um livro é um direito que assiste a quem o compra ou a quem o lê.
Se uma obra está à venda publicamente cabe ao comprador adquirir essa obra ou não; cabe ao leitor tirar as ilações que bem entender, pois foi para isso que a adquiriu.
Hoje, nesta Europa dita democrática, condenou-se um escritor por ter publicado as suas ideias e amanhã – já restam poucas dúvidas… - condenam-se todos os que as lerem ?
E depois disto tudo não me venham com a história do livre pensamento. Porque hoje foi na Áustria e amanhã onde será ?
Hoje na Europa foi condenado um cidadão põe expor as suas ideias baseadas num trabalho de investigação histórica. Essa mesma Europa que, há dias, exigia o livre pensamento e expressão sobre as caricaturas de Maomé.
Não será isto ter dois pesos e duas medidas ?
MA

Comentários:
É claro que é, a maior hipocrisia a que tenho assistido é essa conversa da liberdade como valor civilizacional da Europa, se o foi no passado não o é com a ditadura democrática dos medíocres
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]