sexta-feira, fevereiro 03, 2006


A IMPORTÂNCIA DO PNR NO MOVIMENTO NACIONALISTA

Na peça, acima publicada, escrevi sobre o crescimento do movimento nacionalista em Portugal. Contudo, ao falar em movimento nacionalista temos de falar, também, nos seus movimentos, associações e partido. E, digo partido porque só existe um: - O Partido Nacional Renovador.
Sendo o Partido Nacional Renovador o único partido legalizado de cariz ideológico nacionalista, cabe-lhe a tarefa de unir todos os nacionalistas em torno da acção politica.
Uma tarefa que – na minha opinião – está a levar a bom porto e a obter as primeiras vitórias para o movimento nacionalista.
Não é tarefa fácil congregar diversas opiniões e tendências. E, quando digo congregar tendências refiro-me essencialmente às acções que, conjuntamente, tem realizado com outros organismos nacionalista.
O PNR sendo um partido tem de saber trabalhar politicamente com todas as organizações da mesma área. E, isso – na minha opinião – tem acontecido.
O PNR sendo um partido que concorre nos actos eleitorais é o canal directo para uma maior difusão do ideário nacionalista. E é nessa difusão que tem de penetrar em todas as classes etárias, sociais, etc. Não sendo um partido “da luta de classes” é um partido abrangente de todas as classes. Não aceitando o dogma das esquerdas nem das direitas é um partido – este sim! – da ideologia de todos os portugueses. O partido nacionalista; o partido de Portugal.
È uma tarefa gigantesca. Mas, é a tarefa que lhe cabe e que lhe compete.
O PNR tem de se impor no espaço politico português como um partido de massas. Não é tarefa fácil – todos sabemos disso - mas esse é o único caminho para se ter voz activa nos destinos da Nação. Os boicotes e as tentativas de contrariar este facto por parte da comunicação social e, até, do sistema politico vigente, são a prova que os grandes inimigos do nacionalismo sabem e estão conscientes disso.
O PNR tem de saber encontrar as estratégias necessárias para furar e derrubar os muros que se lhe deparam nos caminhos que podem ( e fazem) levar a sua mensagem à população.
Para isso tem, e deve, de ser interventivo na actual politica portuguesa. Uma voz diferente com uma corrente de pensamento politico diferente. Uma voz que sabe criticar a acção governativa e apresentar propostas alternativas.
A comunicação social tentará boicotará , e até escamotear, todas essas ideias. Contudo, como Portugueses, e amantes da cultura popular, conhecemos o velho ditado; - “ A água em pedra dura tanto bate até que fura”.
O PNR não pode ser visto como um pequeno partido de protesto. O PNR terá de ser um partido de massas e alternativa ao poder. È essa a ambição, e a necessidade histórica, com que se deve pautar. Leve o tempo que levar… A Nação é paciente e, historicamente, já provou isso.
Manuel Abrantes

Comentários:
O PNR tem neste momento o presidente certo, já que o Pinto Coelho Tem-se revelado uma pessoa de grande coragem e espírito de entrega. tem também a capacidade de se relacionar com as diversas tendencias nacionlistas e com os diversos grupos. Acho, na minha humilde opinião, que os nacionalistas que ainda estavan reticentes, não podem perder esta oportunidade de se unirem em torno de uma causa que tem já uma cara visivel. Perder esta ocasião, poderásignificar a perda de uma oportunidade e assim, a cobardia e ate mesmo a traição.
 
Na minha opinião o presidente do PNR - José PInto Coelho - possui uma das características necessária para um dirigente nacionalista:
- A humildade !
MA
 
Rodrigues Morgado:
È bastante pertinente o que diz.
O PNR tem a necessidade urgente em vincar a sua opinião e posições sobre tudo o que se passa na politica nacional. O PNR tem de mostrar a sua voz em todos os acontecimentos, assim como estar activo, diáriamente, em tudo o que se passa no País.
Pode - e há, infelizmente - dificuldade na comunicação social em fazer passar a mensagem. Contudo, tal como digo "agua mole em pedra dura tanto bate até que fura".
MA
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]