quinta-feira, fevereiro 16, 2006

QUAL BAIXA NO IRS
QUAL CARAPUÇA

O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, afirmou ontem que a redução das taxas do IRS tem razões de “justiça fiscal”.
Com a redução das taxas não quer dizer que o IRS baixe para os contribuintes.
Mas estão a enganar parolos ou quê ?
A taxa de IRS é a percentagem que descontam mensalmente – os trabalhadores por conta de outrem – nos seus vencimentos mensais (retenção na fonte).
No final do ano todo o contribuinte tem de apresentar a sua declaração de IRS. Aí, o Estado vai analisar os gastos (despesas) do contribuinte e o que já descontou, mensalmente, para o IRS. Isto, para saber se o contribuinte tem a receber dinheiro (pagou a mais) ou a exigir o que falta.
Não há baixa nenhuma no IRS. O que o contribuinte não pagar mensalmente, vai ter de pagar no final do ano.
Analisando por um lado, esta medida até não está mal de todo porque muitos contribuintes andaram a financiar o Estado, pagando mais do que deviam.. Mas, agora, dizerem que o IRS baixou. Bem, isso é que não.
Muitos contribuinte, menos esclarecidos sobre este assunto, ficaram com a percepção que o seu IRS baixou. Não baixou nada. Ficou na mesma.
Houve, até, alguns órgãos de (des)informação que afirmaram que os trabalhadores passam a receber mais por mês. Pois recebem, só que se esqueceram de acrescentar que vão pagar mais no final.
Não confundam as pessoas. Não enganem o Povo.
MA

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]