domingo, fevereiro 12, 2006


VÃO FECHAR MAIS DE 1500 ESCOLAS PRIMÁRIAS

Em nome da rentabilização de custos o Governo prepara-se para encerrar cerca de 1500 Escolas Primárias. De norte a sul do País, com mais incidência no interior centro e norte, tudo o que tiver menos de 20 alunos e aproveitamento inferior a 89 por cento vai, pura e simplesmente, encerrar.
Aos alunos, já por si sacrificados por viverem em zonas isoladas, só lhe resta terem de frequentar as escolas para onde os senhores do Governo os mandarem.
O sindicato dos Professores, que contesta esta tomada de posição governamental, diz que “muitos miúdos de seis e sete anos vão ter de acordar às seis da manhã para fazerem viagens de mais de uma hora” .
Para além do sacrifício dos alunos pergunto eu : - Quem é que vai pagar, e como se fazem, essas deslocações ? - E a alimentação das crianças como é ?
Afinal que medida economicista é esta ?
É com medidas destas que se resolve o problema da educação ?
Andou o Estado Novo a construir escolas nos lugares mais recônditos do País para estes senhores andarem, agora, a fecha-los.
Questão da, possível, falta de professores ? – Saibam como o Estado Novo resolveu esse problema e, na altura, era ainda muito mais complicado.
Como não havia professores que chegassem criou as chamadas “Regentes Escolares” que, com alguma formação, ensinavam “as primeiras letras” nos locais mais ermos.
È certo que alguns do leitores já me estão a questionar com a questão da grande taxa de analfabetismo na altura.
È verdade! Uma das grande lutas do Estado Novo residiu na informação aos pais sobre a necessidade de “mandarem os filhos para a escola”. Havia – inclusivamente – cartazes informativos espalhados pelas Igrejas e em locais públicos a chamar a atenção para essa necessidade. Isto, especialmente, nos meios rurais.
Grande parte do coeficiente de analfabetismo era fruto da falta de informação dos encarregados de educação na necessidade dos filhos aprenderem, pelo menos, a ler e a escrever. È que o amanho da terra obrigava a muitos braços de trabalho…
E querem saber como é que o Estado Novo, mesmo assim, conseguiu contornar, em parte, o problema ?
-Como o serviço militar era obrigatório (especialmente nos anos 50/60), era ministrado a Instrução Primária aos mancebos analfabetos. Perceberam, agora, qual a razão da grande taxa de analfabetismo ter incidido mais sobre as mulheres ?
E, agora, o que é que os senhores do Governo querem fazer com o encerramento em massa das Escolas Primárias, especialmente as do interior ?
Agora – mesmo assim – com os milhões da Comunidade Económica andamos a economizar na educação, o que sucederia se os não tivéssemos.
O problema está na gestão e nas prioridades. E, acima de tudo, na capacidade governativa.
Percebe, agora, o leitor porque razão o sistema proíbe de se falar e de se discutir o que foi o Estado Novo ?
Percebe agora porque razão quem fala sobre o Estado Novo leva logo roda de “fascista” ?
O Estado Novo não foi nenhum paraíso. Foram cometidos muitos erros. Teve muitos gente (politicos) bons e maus. Contudo, Deus, Pátria e Família não se questionavam. E a educação é um elo importante nestas três vertentes
MA

Comentários:
Quanto à educação, estes socialistas têm duas proridades. 1- Fechar escolas. 2- Distribuir preservativos.
Estamos conversados!
http://desgovernos.blogs.sapo.pt/
 
Um povo de "burros" e de novelodependentes, reality shows, etc, não cria problemas à demerdacracia e aos demerdacratas!!!
 
Mais de trinta anos tantos a falarem mal do Estado Novo... Mas estou convicto que teve bastantes pontos bons!
Quanto ao fecho de escolas, parece-me quererem fechar demasiadas.
E a propósito, onde estão os reais incentivos à natalidade? Pensam é em fechar maternidades... Mesmo em capitais de Distrito!!!
E nas que funcionam, quais são as grávidas que de cada vez se veêm mais(?) - Pretas, chinesas e ciganas...
 
Excelente texto.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]