quinta-feira, março 09, 2006


MUSEU DO ESTADO NOVO

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTA COMBA DÃO
ENTREGA DOSSIER AO MINISTÉRIO DA CULTURA
.

A Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do seu presidente, João António Pais Lourenço, apresentou na secretaria de Estado das Artes e Espectáculos um dossier para a criação da Casa Museu do Estado Novo.
Uma iniciativa que, passado 32 anos sobre o derrube do regime, só tarda pelo tempo demorado.
Falar e apresentar tudo o que foi o período do Estado Novo é de extrema importância para todas as gerações. Não podemos tentar limpar da história a nossa própria história. O Estado Novo deve ser analisado no espaço e no tempo.
Ninguém – mas ninguém ! – pretende branquear esse período. Nenhum período da nossa história tem necessidade de branqueamentos. Não podemos, nem devemos, é tentar esconder o evidente: - A História e as suas consequências.
Falar do Estado Novo é obrigatório falar sobre o seu mentor: - Prof. Doutor António de Oliveira Salazar. Uma figura impar da politica nacional.
Pela importância deste acontecimento o blog “Estado Novo” não podia deixar de transcrever na integra o documento exposto no site da Câmara Municipal de Santa Comba Dão sobre a criação da Casa Museu do Estado Novo.

MUSEU ESTADO NOVO

Na sua informação acerca da actividade municipal, na Assembleia Municipal, Orlando Mendes referiu que “o Sr. Rui Salazar de Melo (herdeiro de António Salazar) pretende doar ao Município a parte urbana da sua herança, mediante alguma compensação”. A Câmara encarregou o Presidente da continuidade dessas negociações.

De acordo com a legislação publicada sobre Museus, (Lei nº47/2004 de 19 de Agosto), e que define que a competência para a sua criação é do Ministério da Cultura, o Presidente da Câmara Municipal teve uma audiência com a Secretária de Estado das Artes e Espectáculos, do Ministério da Cultura, Teresa Caeiro, à qual entregou o dossier completo.

ASSEMBLEIA MUNICIPAL APOIA MUNICÍPIO

Massano Cardoso, deputado pelo PSD na Assembleia Municipal, disse estar bastante satisfeito com a pretensão da autarquia, considerando-a “um desejo perfeitamente pertinente e legítimo”.
O deputado social-democrata referiu que o período do Estado Novo faz parte da história, assim “temos que perder aquela noção de que é uma vergonha para Santa Comba Dão, pelo contrário, faz parte da história e ninguém apaga a história. Temos que dar a entender, às novas gerações, as pessoas que passaram por este País e aquilo que fizeram. Nesse aspecto ninguém tem que defender nenhuma perspectiva ideológica, mas uma perspectiva meramente histórica de tudo aquilo que realmente nos marcou e influenciou de uma forma bastante determinante”, referiu.
Massano Cardoso disse estar convencido que, em todos os quadrantes políticos, ninguém se vai opor, “pelo contrário, toda a gente irá naturalmente dar o seu contributo para que a história fique tal e qual como aconteceu”.

A terminar, reafirmou a sua disponibilidade, solicitando à autarquia todas as informações disponíveis sobre o património existente. “Gostaria que me debitasse um pouco mais de informação, relativamente aos aspectos do património físico e cultural. Se de facto existe, ou não, alguma relação de elementos úteis e que seriam absolutamente indispensáveis para que de facto pudéssemos obter esse material”, concluiu.

Lauro Gonçalves, presidente da Assembleia Municipal, em nome da mesa e dos restantes membros, manifestou todo o apoio a qualquer iniciativa da Câmara Municipal, assim como à colaboração do deputado Massano Cardoso, para a criação do Museu do Estado Novo em Santa Comba Dão.

Que venha esse espaço, local para se discutir e meditar sobre este período politico da nossa história.
MA

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]