quinta-feira, abril 06, 2006


CONSTITUIÇÃO
FACTOR DE CLIVAGEM NA SESSÃO PARLAMENTAR EVOCATIVA DOS SEUS 30 ANOS

Na sessão especial, evocativa dos 30 anos da Constituição, Paulo Portas foi a voz dissonante na Assembleia da República. O deputado centrista criticou o teor da actual Constituição acusando-a de “erro histórico”, geradora de um “ónus pesadíssimo para as gerações futuras” e de constituir a “matriz cultural do atraso português” e do “atrasado económico do País”.
Paulo Portas considerando como “visionário” o voto contra do CDS, em 2 de Abrir de1976, na aprovação da Constituição, salientou que o texto constitucional limita a liberdade de escolha em favor do sector público, inscrevendo” um programa socializante” na saúde e na educação. O deputado centrista disse ainda que, o texto constitucional, “limita a capacidade de acção dos governos” referindo-se à alegada segurança no emprego que não é mais do que “ uma certeza de desemprego”.

Perante a intervenção de Paulo Portas logo se levantaram os coros de protesto vindos da esquerda e não só, especialmente do Jerónimo de Sousa, que irritado acusou o intervenção do deputado centrista de “sob a capa dos adjectivos modernos se apresentarem valores e propostas tão velhas com a minha avó, a exigir uma outra constituição despojada do seu projecto de democracia”.
O bloquista Luís Fazenda, também não se fez esperar, e disse que “querem o despedimento sem justa causa, não aceitando o sistema fiscal progressivo sobre os rendimentos máximos e repudiam os serviços públicos e a tendência gratuita da saúde e educação”.

Bem, este bloquista, ou vive noutro país ou não sabe o que diz. Será que ele ainda acha que a saúde e a educação têm tendência para a gratuitidade ?
È isso o que se assiste no dia a dia ?
As privatizações sucessivas na saúde e no ensino não lhe dizem nada ?
Quanto ao comunista Jerónimo de Sousa fico feliz por ele ainda ter avó. Não acredito! Mas vindo dele, como também, não acredito em nada …

Mas as vozes discordantes não partiram só das bancadas esquerdistas. Mota Amaral, respondendo à intervenção de Paulo Portas disse que “não se justifica fazer surgir do nada uma suposta questão constitucional” para acrescentar que “a Constituição de Abril está viva e de boa saúde”

Este parlamentar social-democrata não deve saber que o seu companheiro de bancada e líder parlamentar, Marques Guedes, apelidou o texto da actual Constituição, num debate promovido pelo PND, como de um “museu vivo”.

Do PS também vieram protestos. Alberto Martins, fez questão de referir a disponibilidade dos socialistas para aperfeiçoamentos ao texto constitucional mas “jamais para aniquilar a matriz constitucional de Abril”.

O líder parlamentar socialista também deve-se ter esquecido que afirmou, no mesmo debate promovido pelo PND, que o texto constitucional “embora sendo um bocadinho barroco” dever ser lido de “forma actualista”.

Isto só demonstra que muitos destes políticos defendem posições contraditórias. Muitos deles, especialmente os das bancadas socialistas e sociais-democratas, defendem uma coisa cá fora e outra quando estão em plena Assembleia da República.
Será que transformaram o parlamentarismo num palco de teatro onde representamos personagens fictícias ?
Cada leitor que dei a sua resposta.
Para nós Nacionalistas a Constituição é algo importante demais para que existam contradições.
Volto a repetir o que coloquei na peça anterior .

UMA CONSTITUIÇÃO NÃO PODE SER FACTOR DE CONTRADIÇÕES
Uma Constituição é a imagem de uma Nação e do sentir de um Povo. Para nós Nacionalistas é a Letra Mãe da vontade popular, definindo os caminhos políticos que a Nação possui para trilhar.
Para nós Nacionalista, o respeito pela Constituição está acima de qualquer interesse partidário-politico. Uma Constituição, para nós, não pode ser letra morta nem “barroca” e muito menos figurativa em “museus dos mortos vivos”.
È pelo nosso sentir da responsabilidade e do respeito pela Constituição, que entendemos que esta não só está desajustada, como não espelha o sentir popular. Uma Constituição tem de ser o garante da unidade nacional e não algo que possuímos e no qual, em grande parte do que é Lei, já nem sequer acreditamos.
Nós Nacionalistas, queremos uma nova Constituição que seja mentora da unidade nacional e, acima de tudo, que esteja repercutida a vontade do nosso Povo.
Pelo respeito que nos merece queremos uma nova Constituição unificadora porque, ninguém mais do que nós Nacionalistas, respeita e assume uma Constituição.

Manuel Abrantes

Comentários:
Um belíssimo texto, como é costume. Apenas um pontinho sem importância: o líder do PSD é Marques Mendes e não Marques Guedes. Até nisso se assemelha aos M&M's.
 
Sr. e amigo Santos R. Queiroz

A peça refere-se ao lider parlamentar da bancada social-democrata que é Marques Guedes.
De seu nome completo
Luis Maria de Barros Serra Marques Guedes. Foi o próprio que apelidou o texto da actual Constituição, num debate promovido pelo PND, como de um “museu vivo”.

Contudo, obrigado
 
Mais um excelente trabalho do nosso amigo Abrantes.
Obrigado pela coragem em colocar a nú as contradições dos senhores deputados.
 
Desolado pela minha confusão. Certamente compreende que, com tantos Marques líderes sociais-democratas, é difícil por vezes não os baralharmos... Reafirmo a minha total concordância quer com este post quer com o anterior referindo Marques Guedes.
 
Mais um excelente artigo sobre a Constituição.
Onde esteve "escondido" durante todo este tempo sr Abrantes?
 
Podem ter a certeza de uma coisa.
a constituição do salazar foi derrubada no 25 de Abril.
Jamis, vocês irão voltar a impor a vossa politica
 
25 DE ABRIL
SEMPRE!!!
 
Não percebo certos comentário provocatórios colocados neste blogue.
Será que existe gente que pensam ser os guardiães da Democracia e, porque não, do próprio 25 de Abril.
Eu sou defensor da democracia e até do 25 de Abril. Para além de não concordar com certos golpismos provenientes dessa data.
Se existe espaços na Internet que eu não prescindo de visitar diariamente é este blog.
E como eu, penso, que há muitos assim.
Porque razão se colocam –aqui – provocações. Não concordo com muito do que aqui se escreve quer pelo seu autor quer pelos comentadores.
Mas que este Estado Novo é um espaço aberto de discussão ninguém tenha dúvidas.
Alguém conhece outro espaço de discussão com gente com ideias politicas tão diferente ?
Digam-me onde?
Deixem-se de macaquices e respeitem este espaço de discussão.
Sergio Gomes - Braga
 
estes fascista já te deram foi a volta. granda biMbo. vese mesmo que es de Braga
25 de ABRIL
SEMPRE
 
Quem é que te paga para vires aqui desestabilizares?
È o PCP ou os amigos do sr. Loucã ?
Seu reaccionário.
E não vale a pena que eu não vou responder a gente como o sr.
è que eu já passei, e há muito, os 50 anos de idade

Sergio Gomes - Braga
 
Na História global de Portugal, o "25 de Abril" não passa de um capítulo. Por isso, é ilógico dizer "25 de Abril sempre"; deve é dizer-se vezes sem conta: PORTUGAL SEMPRE!
 
Viva o 25 de Abril! O Po(l)vo saíu à rua!
 
Viva o 10 de Junho!
Espero que este ano não tenha de levar com nenhum arrastão, posteriormente negado por um comunista.

Não havia por uma musica de rap onde um preto falava qualquer coisa como fuck 10 de Junho, isto é musica apoiada pelos comunistas.
Viva o 10 de Junho
 
Grandola Vila Morena...
O Po(l)vo é quem mais ordena..
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]