sexta-feira, abril 07, 2006


EMPRESAS ESPANHOLAS PODERAM REGRESSAR ÁS ORIGENS
-JÁ NEM OS ESPANHÓIS AGUENTAM COM ISTO…

Segundo a Confederação dos Empresários da Galiza existe “80 empresas que nos próximos dois anos podem sair de Portugal e voltarem a instalarem-se em Espanha”.
Segundo a organização empresarial espanhola, o motivo é a crise económica em Portugal resultante do IVA e do preço dos combustíveis.
Os combustíveis em Espanha custam menos 21 e 8 cêntimos por litro, o gás e a electricidade é mais cara 20 por cento do que em Espanha e o IVA, que em Portugal é de 21 por cento, em Espanha é de 16 por cento.

Ora ai está. Mesmo com a mão de obra mais barata do que em Espanha e os baixos preços dos terrenos para a indústria que, Em Portugal, se situa no 20 euros por metros quadrado e em Espanha 80 euros, para os empresários espanhóis a presença das suas indústrias, em território nacional, já não compensa financeiramente.
Não nos podemos esquecer que, para além da mão de obra portuguesa empregada pelos investimentos espanhóis, em 2004 o IRC aplicado a estas empresas cifrou-se em 8,1 milhões de euros, isto segundo informações da própria Confederação espanhola.

Uma outra ilação que podemos retirar de tudo isto é que os produtos essenciais para o cidadão vizinho estão muito mais baixos do que os nossos e os ordenados não têm nada a ver uns com os outros.
Enfim e em nota conclusiva: - Nem os espanhóis já aguentam com o custo de vida em Portugal.
Pobre Portugal…
MA

Comentários:
Nem os espanhois aguentam isto, nem nós, que já começamos a emigrar, outra vez, aos milhares.
Sergio Gomes - Braga
 
E qualquer dia são as nossas próprias empresas a estabelecerem-se em Espanha porque é tudop mais barato, mesmo que a mão de obra seja mais cara.
 
O ÙLYIMO QUE SAIR QUE APAGUE A LUZ.
SE FAZ FAVOR.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]