sábado, abril 08, 2006

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO CIGANO
ALTA COMISSÁRIADO ENCOMENDA ESTUDO


O Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), aproveitando o dia de hoje, onde se comemora o dia Internacional do Cigano, encomendou um estudo sobre esta comunidade.
Como escreve, hoje, o Jornal de Noticias o Alto Comissário, Rui Marques, “tem esquecido as minorias, só se tem preocupado com os imigrantes. Nunca trabalhou com a comunidade cigana. A iniciativa de hoje é uma operação de cosmética, vazia de conteúdo, que se limita a divulgar estudos, alguns mais do que conhecidos, e outros feitos sem qualquer participação dos membros ou das associações ciganas, o que lhe retira credibilidade”.
Mas vamos ao estudo encomendado pela ACIME.
O facto mais relevante situa-se no facto de apesar de defenderem o estilo de vida itinerante os ciganos confessaram-se cansados de “andarem com a casa às costas” e admitem que gostariam de ter outro futuro além da venda ambulante.
De acordo com o estudo a opção pela vida itinerante foi imposta à etnia cigana pelos “constrangimentos históricos” e não por vontade própria.
A investigação diz ainda que a exclusão da comunidade cigana é secular e “gerou na sociedade portuguesa um conjunto de recriminações de tal maneira recorrentes e vulgares” que a tornaram “ uma forma de designação social”.

Não me vou alongar mais sobre este estudo.
Eu nasci há 54 anos em pleno Alentejo, onde e desde sempre, a presença cigana foi uma constante. Desde criança que sempre me habituei a vê-los, por isso estou em condições de dizer que a comunidade cigana nunca foi marginalizada pela sociedade portuguesa. Ela é que, e desde sempre, se auto-marginalizou.
O cigano sempre – nesse tempo - fez o seu negócio livremente e sem quaisquer impedimento. Digo negócio, porque sempre foi esse o modo de vida na maioria da comunidade cigana .
Não me venham com essa da marginalização social, porque a sociedade só marginaliza quem se auto-exclui dessa mesma sociedade. E vou dar outro exemplo:
No prédio onde vivo, reside já há anos uma família cigana, em casa cedida pela Câmara Municipal. São pessoas de extrema educação, respeitadoras e cumpridoras do respeito pela vizinhança. Por isso, essa mesma vizinhança, responde com a mesma moeda: - Com o mesmo respeito e educação.
E, na minha opinião, esta situação só acontece por um único motivo: - Esta família cigana, como está isolada dos da sua etnia, teve de se adaptar ao meio social onde reside e vive.
E não me venham com essa dos “ pobres coitadinhos” porque – e volto ao exemplo deste meus vizinhos ciganos – a eles foi-lhe cedida uma casa que foi adquirida com dinheiros públicos. Eu, e os outros moradores, tivemos de comprar a nossa. Os meus filhos tiveram de comprar as suas residências com empréstimos bancários. E é para quem quer…
Afinal, quem são os marginalizados ?
E mais . Na minha opinião pessoal, basta a existência de um Alto Comissário para as minorias étnicas para, e só por si, provocar a própria marginalização e exclusão das chamadas minorias étnicas perante a restante sociedade.
Na minha opinião o Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas, criado pelo Decreto Lei 251/2002, que teve como seu mentor o padre Vaz Pinto, desde o seu inicio que se preocupou mais com as questões raciais do que com os problemas, propriamente ditos, da imigração.
Cria um Alto Comissariado para as questões étnicas é estar a criar a própria marginalização, e aceitação, dessas mesmas minorias como minorias. È, só por si, um factor de marginalização.
Este País já foi um Império do Minho a Timor onde se englobaram todas as raças e credos. E nunca foi necessário criar nenhum Alto Comissariado para esse assunto.
Não sou poder politico, mas sou um politico, e se alguma vez (hipoteticamente) chegar a ao poder politico a este tipo de organizações, na sua componente das questões étnicas, só posso responder uma coisa:
-Obviamente, demito-vos !
Manuel Abrantes

Comentários:
ABRANTES AO PODER!!!
Excelente artigo. Não sou dos seus mas olhe que votaria em si.
Parabens.
Sem racismos o Abrantes escreveu um excelente artigo.
 
Bom post Abrantes.
Diz muito bem aquilo que as pessoas pensam, mas não se atrevem a dizer.
 
Abrantes. Esta parte final está espctacular.
"Não sou poder politico, mas sou um politico, e se alguma vez (hipoteticamente) chegar a ao poder politico a este tipo de organizações, na sua componente das questões étnicas, só posso responder uma coisa:
Obviamente, demito-vos !

Candidate-se Lá.
Um voto - o meu - tem de certeza
 
Muito bom artigo.
Só é pena que não estja publicado num grande orgão de informação para que muitos mais o possam ler.
Excelente. Também gostei dessa parte final, meio a brincar meio a sério.
Adorei.
Candidate-se lá homen.
Já não é apenas um voto. Já são dois o da "lena" o o meu
ehehheeh
 
Sr Luis Ponte
Para que haja mais gente a ler, faça como eu divulgue este blogger.
Para além em não concordar com as idelogias "nacionalistas do autor deste blogger, para mim é leitura diária.
 
Concordo em absoluto co a "brancarosa".
O autor deste blog para além de excelente articulista é um excelente politico. Só falha quando quer levar-nos para o movimento dele.
Estou a brincar-Claro
 
qual e o dia da raça branca ? ja sei , nao existe porque se o festejar-mos somos racistas .
 
Extinguiram tantos organismos públicos... Mas este exemplo de inutilidade apenas um governo nacionalista extinguiria.
 
Anónimo, temos o dia 10 de Junho. Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Raça branca? Brancos são os ingleses, que ficam vermelhos e são incapazes de se bronzear. Qualquer português vai um bocadito para o sol e fica logo meio preto.
 
Só tenho uma coisa a dizer destes sujeitos. FEIOS PORCOS E MAUS.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]