sexta-feira, abril 28, 2006


NO ANIVERSÁRIO DO GRANDE ESTADISTA

Hoje, dia 28 de Abril, faz anos que nasceu o que considero um dos grandes estadistas portugueses: - Professor Doutor António de Oliveira Salazar.
Nasceu em 28 de Abril de 1889 e faleceu em 27 de Junho de 1970.
Não vou tecer considerações sobre as suas politicas. Até porque concordo com muitas e discordo de outras. Mas, a imagem que nos legou da honestidade como homem de Estado e a sua dedicação à Nação Portuguesa foram, e são, um exemplo de humildade, honestidade e de amor às grandes causas.

Como ninguém consegue limpar a história, deixo aqui uma passagem do seu discurso proferido em Janeiro de 1949, no Palácio da Bolsa do Porto.

Devo à Providência a graça de ser pobre: sem bens que valham, por muito pouco estou preso à roda da fortuna, nem falta me fizeram nunca lugares rendosos, riquezas, ostentações. E para ganhar, na modéstia em que me habituei e em que posso viver, o pão de cada dia não tenho de enredar-me na trama dos negócios ou em comprometedoras solidariedades. Sou um homem independente.
"Nunca tive os olhos postos em clientelas políticas nem procurei formar partido em que me apoiasse mas em paga do seu apoio me definisse a orientação e os limites da acção governativa. Nunca lisonjeei os homens ou as massas, diante de quem tantos se curvam no Mundo de hoje, em subserviências que são uma hipocrisia ou uma abjecção.
"Se lhes defendo tenazmente os seus interesses, se me ocupo das reivindicações dos humildes, é pelo mérito próprio e imposição da minha consciência de governante, não por ligações partidárias ou compromissos eleitorais que me estorvem. Sou, tanto quanto se pode ser, um homem livre".

Não vou fazer qualquer comentário. Faça-o o meu amigo e leitor deste blogue. Mas faça-o para si; para a sua consciência de cidadão e de português.
M.A.

Comentários:
A honestidade do homem não está em causa. O que está são as suas politicas
 
SALAZAR , SALAZAR , SALAZAR
 
Excelente sr. Abrantes
Chamo a atenção a todos que (provavelmente por enganou. Ou talvez não...) um anónimo colocou um texro sobre Salazar no artigo de topo, que vale a pena ler.
 
Não concordando com as politicas deste Senhor não há duvidas que vocês (Nacionalistas como o dizem) sobem relembra-lo por uma das suas melhies facetas:
- A honestidade.
E isso eu tenho de admitir a sua justeza.
 
Um texto interessante pela forma como relembra esta figura da vida politica nacional.
Sem o apresentar como um poço de virtudes, e com loas de saudosismo barato, o autor soube escrever e tocar num assunto de forma elegante e muito aceitável.
Eu também reconheço a honestidade do Dr Salazar e a sua dedicação ao País, mesmo não tendo concordado com as suas politicas.
Sergio Gomes - Braga
 
Como já foi dito, é preciso considerar os factos e não atermo-nos apenas à diabolização desta (e de outras) personagem da nossa História.
É uma data a relembrar, tenha este estadista cometido ou não erros. Não teria sido humano se não tivesse errado. "Errare humanus est".
 
Salazar sempre...
 
Reabilitar as memórias vilipendiadas de Salazar e de Mário Soares será um desafio só possível dadas as suas posições de destaque na condução do Portugal do século XX. Já reabilitar a memória do Rei D. Carlos, do ministro João Franco ou do Presidente Sidónio Pais não é possível porque caíram no esquecimento.
 
Não concordar com as polìticas de Salazar e ressaltar sua honestidade é o mesmo de não gostar do calor do Sol e ressaltar a claridade.
Posições e ações políticas com as de Salazar somente seriam possìveis de uma mente como a dele.
Simplesmente superior.
Não há meio termo, foi um homem superior.
Pena ter sido Português e hoje já haverem tão poucos.
 
estes piratas k se teem governado pos 25 nem merecem a agua que bebem...e so corruptos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]