sexta-feira, abril 07, 2006


PROIBIDO FUMAR
MEDIDA PREVENTIVA OU MAIS UMA FORMA DE ARRECADAR
DINHEIRO ?

O Governo vai avançar com a lei que prevê a proibição total de fumar em locais tais como locais de trabalho, restaurantes , bares, discotecas ,etc. A medida foi apresentada ontem pelo ministro da Saúde, Correia de Campos e vai estar em discussão pública durante dois meses, prevendo-se que entre em vigor no próximo ano.
Uma medida que já está a deixar, especialmente os empresários da hotelaria com os cabelos em pé. È que no caso dos bares, restaurantes e discotecas apenas aqueles que possuem uma área superior a cem metros quadrados têm permissão para criar espaços destinados aos fumadores e, isto, desde que esses espaços não ultrapassem 30 % da área total do estabelecimento.
A venda de tabaco só irá ser permitida a maiores de 18 anos.

Mas vamos à parte principal : - As multas
São elas : para o cidadão prevaricador de 50 a 1.000 euros
Empresas ou Instituições : 100 a 2.500 euros
Locais sem sinalização: 2.500 a 10.000 euros

Ora ai está a verdade dos factos : - As multinhas que vêm mesmo a calhar para os parcos recursos financeiros do Estado.

Que haja medidas preventivas estou completamente de acordo. Contudo, só gostaria de saber – peço ajuda aos leitores nesse sentido – que me digam qual foi a percentagem de mortes, provocadas pelo uso do tabaco, antes de todas estas campanhas anti-tabaco e
depois, ou seja, nos dias que correm.

Já estou a ver o senhor Sócrates e amigos virem a terreiro para anunciarem que Portugal está, mais uma vez, na linha da frente neste tipo de medidas.
Claro que têm de arranjar sempre algo para estar na linha da frente na medida em que, especialmente nos sectores económicos, estamos sempre na linha de trás.
É que medidas destas são fáceis de fazer. As normas anti-tabaco são facilmente resolvidas e decretadas entre duas baforadas de um bom charuto cubano. As medidas ”defensoras “ dos mais desfavorecidos podem ser também cozinhadas no decorrer de um fausto almoço; as leis da alcoolémia entre dois copos de whisky na medida que, para aqueles que têm motorista particular, este problema não se coloca e as leis automobilísticas, podem ser decretadas enquanto falamos ao telemóvel a mais de 200 km/hora num bom veiculo de alta cilindrada (muitas vezes propriedade do Estado).

O Governo adora copiar este tipo de medidas dos países que as impuseram aos seus cidadão, tais como a Irlanda, Dinamarca, Suécia e a Espanha.
Tudo bem. Estou de acordo! Mas imponham criem, também em Portugal, o nível de vida desses povos. Assim é que ficamos numa situação de paridade.
Manuel Abrantes

Comentários:
Excelente. Especialmente a parte dos comnetários.
Pode ser ironia mas é a realidade.
Contudo, naõ discordo tatalmente desta lei
 
Muito boa analise ao problema.Mais uma vez o amigo Abrantes soube colocar o dedo na ferida.
Só copiamos Leis que aumentem impostos ou impeditivas, de algo,para as populações.
Colocar o País em igualdade de estilo e modo de vida das populações dos países mais desenvolvidos. Isso não existe.
É que, para isso, é necessária competência politica e., ela, não existe no actual Governo.
 
o que incomoda mais é o voço fumo e cheiro fascista
 
o mais engraçado é que quem critica a lei são sempre os fumadores...não ficava nada mal aos ditos cujos terem a humildade de reconhecer os malefícios que essa droga vos causa, mas sobretudo que causa a terceiros. Revolta-me ver mulheres grávidas a fumar, revolta-me ver os pais a fumar ao lado dos filhos, revolta-me ver crianças com com menos de 16 anos a fumar, o que no fundo estão a fazer é apodrecer a nossa raça, enquanto as outras se apuram fisicamente seleccionando os elementos mais capazes e muitos deles não cedendo ao vício. mas ao menos temos a liberdade!! viva abril, viva a democracia, abaixo o nacional socialismo
 
Fechem os bares, as discotecas e a tabaqueira...
Com a tabaqueira fechada o Estado ficará insolvente...
 
acho muito bem impedirem de se fumar em restaurantes , e´ uma medida que vai proteger quem nao fuma , especialmente na altura sagrada da refeiçao onde muitas vezes o nao fumador esta sentado ao lado do fumador . mas ja estou a adivinhar , daqui a pouco vai apareçer algum cospe fogo (pcp ou be) a dizer que ja nao se vive em liberdade .
 
Oh sr. Carlos
Então "abaixo o nacional-socialismo" e o senhor diz "que no fundo estão a fazer é apodrecer a nossa raça, enquanto as outras se apuram fisicamente" ?
Foi engano seu ou que ?
 
Ana Abrantes
Não concordando com muito do que aqui escreves-te há uma coisa em que stou completamente de acordo contigo:
- O teu orgulho no pai que tens.
Manuel Abrantes é um execelente comentador da vida politica e um grande politico.
E, eu não concordo com os ideais dele. Mas respeito-o e admiro-o
 
Só para esclarecer, eu nunca fui proibido de fumar (e nesse tempo era tabaco nacional, agora é estrangeiro) durante o Governo do Dr. Oliveira Salazar ou do seu sucessor, o Dr. Marcello Caetano.
Não querendo ser aproveitador de conceitos, mas ´já que Portugal agora é tão livre, porque não dão a liberdade de se fumar um pouquinho (vejo liberdades mais agressivas quando ligo a tv, por exemplo)? Ou então uma lei assim:
Se há tantos não-fumadores, que se desse a escolha ao estabelecimento. Poderia haver estabelecimentos para fumadores e estabelecimentos para quem não o seja. Porquê obrigar os fumadores a ir lá para o cantinho? É pôr toda a gente à vontade.
Tudo isto só para dizer que qualquer dia me revolto se me obrigarem a ir fazer jogging nas ruas. A saúde não é um joguete do populismo e, seja em que circunstância fôr, não se deve alterar modos antigos (já nem se fala da tradição nacional que se perde; ainda há plantações em solo portugues) só por nos outros países se deliberar que assim deve ser. Se eu quisesse viver como um irlândes, ia para a Irlanda, como a diáspora faz, mas pelos vistos tenho de me ir sentar lá para o cantinho. Vou já comprando os sapatos de corrida e um dicionário multilingue, que vejo Portugal em mudança veloz (lá vai (pouquíssimo) formosa[a Pátria] e não segura)sem haver quem lhe diga que a cada mudança nos afastamos mais de nós e nos aproximamos cada vez mais dum estado grave daquilo que já se vai vendo.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]