terça-feira, maio 09, 2006


DESEMPREGO VAI ASCENDER A 8,3 %

Segundo previsões da comissão Europeia, Portugal vai atingir a taxa de desemprego de 8,3 % já no próximo ano. Será o valor mais alto dos últimos 20 anos.
As perspectivas do Relatório da Primavera da Comissão, que coloca Portugal acima da média europeia, são muito mais pessimistas das que o Governo apresenta. Para o Governo, a taxa irá situar-se no 7,7 %.
Para o ministro da finanças, Teixeira dos Santos, as previsões da CE só se cumprirão se nada mudar na economia. Para o ministro “não estamos perante uma previsão, mas sim face a uma projecção numa hipótese extrema de que nada mude em termos de politica”.

A afirmação do ministro está correcta quando afirma “…que nada mude em termos de politica”.
Mas será que alguém ainda acredita que este governo vai mudar algo em termos de politica económica ?
O relatório da Primavera, da Comissão Europeia, tem toda a pertinência nas sua projecções. Se, e até aqui, o Governo não encontrou soluções nem sequer para travar o fluxo crescente do desemprego – quanto mais estabiliza-lo –, quem é que vai acreditar que o irá fazer nos tempos mais próximos ?
Os relatórios da CE não se compadecem com artimanhas politiqueiras de que “tudo irá ser resolvido”. Os relatórios da CE são frios e calculistas e não influenciáveis por demagogias governativas.
MA

Comentários:
Tem toda a razão. Mas alguem acredita que este Governo vai conseguir baixar, ou estabilizar, o desemprego ?
Claro que não.
Sergio Gomes - Braga
 
Concordo em absoluto com o sr. Sergio Gomes.
O desemprego só pode ser travado com a retoma económica. E isso está mais nas mãos dos empresarios do que do Governo.
 
Se os seguidores do eng. Sócrates fizerem o mesmo que os seguidores do sr. Guterres, podem-se já preparar os optimistas para prolongadas análises aos (supostamente) demasiado negativos relatórios da UE. Esperemos que não aconteça, não defendo o "quanto pior, melhor", mas o partido (e o regime) é (são) o(s) mesmo(s). Mas nessa altura poderíamos ter crescido. Agora, com o petróleo a 70$, estamos um pouquinho mais... apertados.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]