segunda-feira, maio 29, 2006


UNIÃO EUROPEIA QUER REFORMULAR O MERCADO DOS VINHOS

Num artigo da autoria da sua correspondente em Bruxelas o “Jornal de Noticias” publica que a União Europeia “quer destruir vinha e acabar com as ajudas”.
Segundo a correspondente “a União Europeia tem planos para reformar, a curto prazo, o mercado do vinho. A versão não oficial da comunicação que circula em Bruxelas aponta para quatro cenários, e todos eles convergem na limitação do potencial produtivo da UE, seja através da promoção do arranque e abandono permanente de vinhas, da proibição de novas plantações, ou de medidas para desincentivar ou, até, acabar com a prática da destilação bem como de redução das ajudas à exportação. Tudo isto para equilibrar o mercado. No caso do arranque da vinha, aponta-se para a destruição de 400 mil hectares (na actualidade, 3,5 milhões de hectares são subsidiados pela UE), a fim de diminuir os excedentes vinícolas.”

Mas, por detrás destas medidas, que Bruxelas está a preparar, há sempre algo escondido. Senão vejamos o que diz a articulista:
”Para argumentar a sua intenção, o Executivo recorre aos números. Segundo estimativas comunitárias, em 2002, as exportações europeias foram 20% superiores à média dos anos 1986-1990. No mesmo período, as exportações de vinho dos Estados Unidos quadruplicaram, as dos vinhos chilenos multiplicaram-se por 19 e as dos vinhos sul-africanos por 47”.
Ai está, e mais uma vez, os efeitos do capitalismo globalizante. Enquanto a Europa se prepara para incrementar a redução nas suas produções vinícolas a produção dos Estados Unidos quadruplica, a chilena aumenta 19 vezes e a sul-africana 47 vezes.
Em vez de contrariarmos estas tendências crescentes vamos reduzir a nossa produção para abrir, ainda mais, os nossos mercados aos vinhos produzidos fora da Europa.
Escusado será dizer que, no caso de Portugal, iremos ser um dos países mais prejudicados com estas politicas subservientes ao capital globalizante.
Isto só quererá dizer que, a União Europeia, prepara-se para dar ordens aos estados membros para escancarar as portas aos vinhos americanos, sul-americanos e africanos.
No caso de Portugal, um dia, apenas restará a saudade de termos sido um país produtor de vinho. A não ser que saibamos lutar contra isto.
Manuel Abrantes

Comentários:
Vamos lá. Todos:
a quantos portugueses dá o vinho de comer?

(deixem-se de terceiro-mundismo e abram mas é os olhos)
 
Bem com um energúmeno deste tenho de mudar de nick.
O seu comentário só prova que terceiro mundista deve ser ele próprio
 
Mas que mal educada, a amiga e senhora brancarosa...
O verniz, o verniz...
Cai tão facilmente...
Mas diga lá o que pensa do vinho, cara senhora e amiga. Amiga do senhor e amigo Abrantes.
 
Ai Abrantes...
Ai ai...
Fazes-me cá uns calores...
 
Para tirar os calores nada melhor do que um bom branco fresquinho da Bairrada.
Vão aproveitando que daqui a uns tempos a pinga só de for com sabor americano (USA) com cheiro a catinga e com mistura de aguardente de cana da américa do sul.
 
Excelente sr. J. Reis

Com ironia o sr disse uma grande verdade e tocou no ponto.
È esse tipo de vinho que ou federalistas europeus querem para fazerem o favor ao amigo americano.
Alguem tem dúvidas ?

Sobre este "rapazolas" que por aqui vão aparecendo de tempos a tempos com comentários ascorosos, não lhe passem broa e vão ver que acabam por desistir.
È que um blogger como este causa dores de cabeça a muita gente...
 
O problema não está se a UE vai retirar ou não os subsidios. Sempre produzimos vinhos e nunca necessitamos de subsídios.
O problema reside em que, com as nossas fronteiras de entrada livre, vamos ser inundados de zurrapa barata.
 
Mais grave ainda, é saber-se comprovadamente que os eurocratas trabalham a soldo de interesses exteriores à união! Quer dizer, a todos os europeus naturais!
 
Não. Senhor Thoth.
Os federalistas europeus não trabalha a soldo da globalização capitalista. Eles é que são a própria globalização capitalista.
 
Se este Blogger pauta-se com independência nos seus comentários, não tenhamos dúvidas de que poderia vir a ser um ponto de referência na "blogoesfera".
Desafio-o a seguir este principio, sr. autor.
 
Não, amigo e sr. R. Cartaxana.
O Blogue "Estado Novo" respeita todas as posições politicas e todas as linhas de pensamento, sejam elas quais forem. Contudo, este blogue foi criado como defesa do pensamento Nacionalista e das suas causas.
Respeita e publicará toda e qualquer linha de pensamento politico ! Mas o seu autor assume-se como Nacionalista e militante do Partido Nacional Renovador.
Todo o leitor sabe disso. Nunca o escondi, E, a prova dessa aceitação é o aumento constante de visitas e de participações.
Aqui há diálogo, franco e aberto.
Talvez pelo facto de , e aqui, nada existir escondido ou tapado por outros interesses.
Manuel Abrantes
 
Não tenho duvidas que esta medida visa promover a “coca cola”.
Felizmente os nossos vinhos têm uma qualidade que lhes permite vencer, esta golpada capitalista.
 
Força, amigo e senhor abrantes, vá em frente e continue com este simplesmente genial blogue nacionalista.
Força, senhores e amigos comentadores.
força Portugal
 
Espero ainda as reações de outros produtores e exportadores de vinho europeus. Países como a França ou a Itália, com mais poder negocial e infuência nas decisões da Comissão, poderão anular esta lei.

Segue-se isto ao escândalo de alguns vinhos americanos se auto-classificarem de Oporto Wine (Porto), degradando a imagem do nosso e aproveitando-se da "publicidade" que oferecia o nome.
 
Também sobre este tema vou debitar a minha opinião,já que estou com a mão na massa...Mas apenas para um alerta!
O Jordão(chamêmos-lhe assim)colocou uma questão pertinente pela,salvo o respeito,ingenuidade.
"Já que estamos numa de teoria da conspiração..."
Alexandre,Napoleão,Hitler são definitivamente exemplos acabados de velharias históricas.As armas,canhões,tanques são armas mortas e enterradas,usadas apenas em casos extremos (Iraque,talvez Irão)e sempre coadjuvadas pela grande arma letal:os média,especialmente a televisão.
Se Estaline vivesse hoje,não perguntaria quantos fusis tem o Vaticano mas de quantos canais de televisão dispõe.
Com efeito,os autênticos senhores do Mundo,mais ou menos identificados-Goldman Sachs,Rocfellers por exemplo,entre poucos outros-dominam o Império que por sua vez domina o Ocidente.
A "Velha Europa"-Rumsfield dixit-é para dominar.Esta é uma evidência que já nem disfarçam,e todos os actos atentatórios da vida e cultura dos Europeus são sua consequência.Neste caso,os vinhos.
Acorde Jordão,porque a realidade ultrapassa em muito a ficção!
Castro
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]