domingo, junho 25, 2006


AINDA O CASO DAS MATERNIDADES ENCERRADAS


ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE EMERGÊNCIA MÉDICA
ALERTA PARA A FALTA DE UMA REDE DE SOCORRO


A Associação Portuguesa de Emergência Médica (APEM) alerta num documento divulgado pela Associação que, nas áreas onde fecharam as Maternidades e que, por esse facto, as parturientes terão de ser transportadas para os Hospitais mais próximos "não existe uma rede de emergência pré-hospitalar com profissionais devidamente preparados".Qualquer encerramento de maternidades, sem que seja assegurada uma rede eficaz de socorro, pode, indubitavelmente, colocar em risco a vida de mães e filhos", alerta a Associação.

"Não basta adquirir duas dúzias de ambulâncias para resolver o problema do transporte", defende a APEM, para acrescentar ser necessário resolver o problema dos transportes das parturientes antes dos encerramentos.
Segundo esta entidade, nas áreas das maternidades a fechar, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) não dispõe de ambulâncias em número adequado que cumpram a lei.

Este “grito” de alerta a APEM já, por diversas vezes aqui foi denunciado. Estamos a encerrar as maternidades sem se ter criado as condições necessárias ao transporte das parturientes.
Numa das peças anteriores transcrevemos as afirmações de Guadalupe Simões, do Sindicato de Enfermeiros de Portugal, quando levantou a questão : - “Se não há enfermeiros suficientes para estarem nos centros de saúde e nos hospitais, como é que eles podem ainda acompanhar as grávidas nas ambulâncias ?”

Também, Vítor Varela, presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros Obstetras, levantou a mesma questão indo ao pormenor realçando que “existem situações de maior risco em que o transporte não pode ser feito apenas com um enfermeiro especialista”, o que obriga a presença, em muitos casos de um médico obstetra ou de um pediatra.
Começa a deslumbrar-se toda a problemática das medidas economicistas do Governo ao mandar encerras as maternidades com menos de 1500 partos por ano. E, não nos podemos esquecer que ainda agora começamos e, infelizmente, já existe um caso de morte, que levou o Ministério a mandar abrir um inquérito de averiguações.
Manuel Abrantes

Comentários:
E agora o que irá dizer o Ministro Correia de Campos ?
Não é ele que diz que está tudo bem ?
 
Isto é a vergonha das vergonhas.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]