domingo, junho 11, 2006

"ME CAGO EN DIOS”
QUANDO A “CULTURA”, PAGA COM O NOSSO DINHEIRO, LEVA À CENA PEÇAS COM ESTA

A peça chama-se Me Cago en Dios e o cartaz apresenta uma sanita aberta, da qual saem, ou para a qual entram, vários símbolos religiosos tais como uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, um Buda, um crucifixo, uma bandeira com o Crescente Vermelho.

O espectáculo estreou-se na segunda-feira, no Teatro da Comuna, em Lisboa, e desde então já foi alvo de vários protestos, sobretudo ligados à Igreja Católica como também um protesto a circular por e-mail, chamando a atenção para o facto de este ser um espectáculo apoiado por entidades públicas: "Não queremos proibir nada, nem coarctar a liberdade de expressão e de arte. Queremos é que não seja o Estado, nós, a pagar isto."

Depois da polémica com as caricaturas de Maomé e da contestada estreia do filme O Código Da Vinci, este protesto vem relançar o debate sobre a liberdade de expressão e as religiões.
Miguel Abreu, da Cassefaz, explica que se trata de uma co-produção entre esta produtora e a Associación de Actores de Teatro de Madrid
"Estamos num Estado laico e onde cada um tem o direito de ter a sua religião, ou não ter nenhuma", diz Miguel Abreu, que afirma ainda que a questão dos patrocínios "nem sequer é discutível": "As entidades apoiam os espectáculos baseadas em valores artísticos."

Para quem tenha ainda dúvidas sobre os “valores artísticos” de alguns parasitas da “cultura”, esta frase dita por um deles é bem o sinónimo daquilo que são.
O “Estado laico” serve para tudo. Para a falta de educação, do respeito pelos outros, dos valores mais sagrados de um povo, da baixa-moral e da pequenez da chamada “ livre expressão ”.
Tudo serve para estes energúmenos

Manuel Abrantes

Comentários:
Estes pseudo-intelectuais da cultura da nogenta só um comentário.
Vão-se catar
 
Tão porcos são os que promovem este tipo de (des)cultura como os que financiam e os que vão lá ver.
Incluindo, tambem, os que apoiam
 
Razão absoluta Alice Maria
E ainda há por aqui uns porcos que defendem isto.
Isto é que é cultura ?
E nós a pagar ?
Vão á merd...
 
De facto concordo com a analogia relativamente aos cartoons. A liberdade religiosa o estado agnóstico não devem ser desculpas para insultar as crenças de cada um.
Os apoios estatais ao mau teatro são constantes, as salas vazias também.
No entanto por esse país fora existem imensos grupos de teatro amador, que em termos financeiros vivem sempre com a corda ao pescoço.
 
Todos os nacionalistas, repito, TODOS OS NACIONALISTAS devem respeitar o catolicismo do povo português.
 
Nem sei para que se queixam destas situações, certas pessoas que teimam em votar nos partidos do poleiro. Votassem no PNR e tudo isto mudava!
 
Tanto direito tem uma peça de índole ateia como outra de cariz religioso.
Onde está o problema se vivemos num estado laico com liberdade de religião, ou de não-religião?
O Estado não é confessional, e quem não gosta destas peças, não vai. É simples.
Eu sei que não é fácil meter isto nas cabeças medievais, mas tentem, por um momento, compreender que todos, mas todos, têm o direito a exprimir-se artisticamente.
Tal como todos, mas todos, têm o direito de assistir a essas expressões, ou não.
Também para os ateus, o financiamento de actividades religiosas poderia ser "chocante".
Há espaço para todos.
 
mais uma demonstração de fascismo
 
O sr. anonymous das 3:16 o Sr. quis dizer mais uma demonstração dos anarcas do PCP&BE.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]