terça-feira, junho 27, 2006


MINISTRA DA CULTURA QUER POR FIM AOS SUBSÍDIOS ESTATAIS DO CHAMADO TEATRO INDEPENDENTE

Isabel Pires de Lima, ministra da Cultura, defendeu perante dezenas de artistas e agentes culturais “uma maior independência" das estruturas e dos criadores artísticos do país "em relação ao apoio financeiro do Estado.

"Não faz sentido que uma entidade apoiada, qualquer uma e em qualquer área, relegue para segundo plano a circunstância de se confrontar com salas semi-vazias”, acrescentou a ministra.
O sistema cultural "dar-nos-á um sinal de grande vitalidade no dia em que os grupos artísticos, aos quais chamamos independentes consigam tornar-se realmente não dependentes, a todos os níveis", sublinhou a ministra

Segundo apurou o último levantamento do Ministério da Cultura e o custo médio por espectador das estruturas que recebem apoios estatais varia entre um euro e os 300 euros.

Exemplo de mau espectáculo, oferecido por companhias subsidiadas pelo Estado, é o que levou à cena a companhia Cassefaz com a peça “Me cago en díos” em que os espectadores se sentam em sanitas para comungar do “excremento do verdadeiro cordeiro” e símbolos religiosos e o hino nacional são ultrajados. O cartaz apresenta uma sanita aberta, da qual saem, ou para a qual entram, vários símbolos religiosos tais como uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, um Buda, um crucifixo, uma bandeira com o Crescente Vermelho.
Resta acrescentar que esta companhia recebe cem mil euros por ano do Ministério da Cultura.
O dinheiro dos contribuintes vai parar às mãos de quem se limita a brincar aos teatros e a viver à sombra dos subsídios estatais
Manuel Abrantes

Comentários:
andamos nóa a pagar para estes intelectuais de trazer por casa.
 
O vosso medo pela cultura é impressionante.
 
Vitalidade ???
Uma medida que só peca por tardia. Aliás, nem nunca deveria ter começado.
Sr. Jordão.
Nãe é - como o sr. sabe - a primeira vez (nem será a ùltima) que aqui são publicadas noticias de medidas acertadas do Governo de José Socrates.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]