quinta-feira, junho 15, 2006


O FIM DAS MAIORIAS ABSOLUTAS ESTÁ NO HORIZONTE

Segundo uma sondagem Correio da Manhã/Aximage, divulgada na edição de ontem do CM, 43,5 por cento dos inquiridos considera que o Executivo está a governar pior do que se esperava.
A desilusão atinge sobretudo os portugueses que residem no Interior do País (51,9 por cento), as mulheres (44,2 por cento) e os cidadãos com idades compreendidas entre os 45 e os 59 anos (50,4 por cento). Os portugueses mais optimistas representam 14,1 por cento, mais 0,3 por cento do que no mês Maio.
O estudo de opinião foi realizado nos dias 2 e 3 de Junho
Apesar de as reformas que o Governo pretende implementar em vários sectores difíceis, as expectativas dos portugueses sobre a governação do Executivo de José Sócrates não se alteraram desde as últimas sondagens.
Na distribuição por partidos, o cenário complica-se. Nem os socialistas estão satisfeitos. 36,8 por cento responde que as suas expectativas foram defraudadas, mas é na CDU que o descontentamento é maior, com 52,9 por cento dos inquiridos a manifestarem a já esperada desilusão. Segue-se o CDS-PP, com 51,3, e o PSD, com 48 por cento.Ainda, e segundo esta sondagem, se as eleições legislativas tivessem sido ontem, o PSD não chegaria aos 32 por cento, ao passo que o PS alcançava 36,8 por cento, longe da maioria absoluta.

Como se costuma dizer: sondagens são sondagens… Mas, existe aqui um dado que vem sendo demonstrado em todas as sondagens realizadas ultimamente: - Nenhum partido obtêm a maioria absoluta, nem o PSD coligado com o CDS-PP
Os partidos do intitulado bloco central, que governam alternadamente há cerca de três décadas, praticamente, sempre tiveram essa benesse governativa. Aliás, está mais do que provado de que não sabem governar sem isso. E, mesmo assim, vão deixando cair governo após governo.
Com a desilusão crescente do eleitorado, face ao estado da gestão governativa, é mais do que provável que o tempo das maiorias absolutas passou à história.
Sem pretender fazer futurologia, iremos assistir – como já assistimos - à roda viva de governos minoritários em catapulta. Isto quererá dizer : eleições em cima de eleições.
Se, com maiorias governativas é o que se vê, imagine o leitor uma situação de sucessivos governos minoritários.
Mas uma situação destas pode não ser o caos. Estas situações dão azo ao crescimento eleitoral de alternativas políticas. São o campo (político) propício para que, politicas que sempre tiveram dificuldades em obter a atenção do eleitorado, possam vir a terreiro apresentar as suas ideias e acções governativas.
Numa situação como esta, compete a essas forças ganhar credibilidade e alterar o xadrez político. Depois, é preciso provar, na praxis política, a razão das suas razões. Caso contrário, acontece-lhes o mesmo que aconteceu ao PRD.

Manuel Abrantes

Comentários:
Não considero que os comentários sejam "futurologia". São uma visão política com grande sentido.
o descrédito da política e dos politicos são uma realidade. Este facto, e como o diz, é um campo propício para a renascer de novas politicas e de novos politicos.
È um facto imensurável.
Que venham eles então. È que este ( o actual) jogo de xadrez-politico está já viciado e sem regras.
Já nem nos vencedores se acredita.
Sérgio Gomes - Braga
 
Tem toda a razão Sr. Sérgio
Esta politica e os politicas estão desacreditados.
Será que podemos acreditar em novos politicos ?
è aqui que está a minha dúvida.
 
E porque não Sr. Luis Ponte vale apena tentar estes já nós conheçemos desde 1974.
 
A imagem destes possíveis novos politicos não está a ficar muito boa.
Mas continu-o a dar-hes o benefício da dúvida
 
Sr Sempredemocracia
Quando a comunicação social deixar de escrever e de transmitir noticias falsas sobre o movimento Nacionalista vai ver as nossas verdadeiras posições políticas.
Se reparar já fizeram debates sobre a "extrema-direita". Para já nem nós nos consideramos de extrema nenhuma. SOMOS NACIONALISTAS.
O sr Sempredemocracia já viu, nesses debates, algum dos nossos dirigentes? Falam de nós mas não nos querem ouvir.
Porque não nos convidam e expor as nossas idéias ?
Dizem que somos nazis, extrema-direita, salazaristas, fascista.
PORRA.
Deixem-nos dizer o que é que somos verdadeiramente.
Ou têm medo ?
 
Neste caso tenho de lhe dar razão.
Já assisti a debates e não vi ninguem da vossa linha de pensamento.
O que posso dizer-lhe é que não sou a favor deste tipo de atitudes.
Ou se fala sobre um tema ouvindo todas as partes ou, então, não se fala absolutamente nada.
 
isso era o que voces queriam
 
Muito bem analisada a situação.
As maiorias absolutas estão esgotadas. Terreno propicio para um novo quadro político.
E um novo quadro político pode trazer uma nova forma de fazer política.
Bem necessitamos
 
O descrédito é total. Mas na altura de ir meter o papel na caixinha continuam a passar cheques em branco. Falta ao movimento nacionalista ganhar credibilidade par começar a crescer nas urnas.
 
É realmente vergonhoso. Só a muito me custo e na recta final da campanha das Presidenciais é que me deram atenção! A Comunicação Social ignora sistematicamente os pequenos partidos!
 
Sr. Garcia Pereira (????)
Usar. abusivamente, de um nome de uma figura pública e ex-candidato presidencial é crime. Isto para além de ser uma falta de respeito com a pessoa em causa.
 
peço desculpa. das outras vezes que assinei garcia pereira você não se queixou.
mas lá que ninguém dá atenção aos partidos pequenos, é verdade. o pnd é uma anedota e o pous só aparece para anunciar a sua candidatura presidencial.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]