segunda-feira, junho 26, 2006


PORTUGAL
UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO EM RESERVAS DE OURO
(ainda, por enquanto e até ver….)


Segundo o World Gold Foundation, Portugal é a decimal terceira entidade mundial com a maior quantidade de ouro nos seus cofres.
Segundo esta organização, o nosso País possui mais de 417,4 toneladas de ouro em reserva. Apenas seis bancos da zona euro, incluindo o Banco Central Europeu, apresentam actualmente um valor mais alto.

Os cálculos são feitos na base das toneladas de ouro, declaradas pelos bancos centrais, ao preço de 644 dólares por onça.
80,4% das reservas portuguesas são constituídas pelo ouro, um valor que supera os 79,8% registados pela Grécia e os 75,1% dos Estados Unidos.

Estes resultados verificam-se apesar de o Banco de Portugal ter adoptado nos últimos anos uma política de diversificação das suas reservas externas através da venda de ouro. Desde 2002, foi já anunciada a venda de 190 toneladas, ou seja, cerca de 30% do total.
As reservas de ouro estão, ultimamente, a trazer benefícios elevados ao Banco de Portugal, uma vez que este metal tem vindo a registar uma valorização muito significativa nos mercados internacionais, ou seja, em 2005, preço da onça de ouro registou uma subida de 18,1%.

Pelo menos, em alguma coisa de positivo, estamos nas posições cimeiras nos rankings mundiais. Somos dos mais ricos em reserva de ouro declaradas.
Só que – pois….- estas reservas de ouro foram a herança do Estado Novo, chefiado por António de Oliveira Salazar.
Há 32 anos que andamos a esbanjar as reservas de ouro e, ainda hoje, somos dos mais ricos do mundo em ouro em cofre. Imaginem só o que tínhamos…
Não haja dúvida nenhuma – mas nenhuma – sobre esta “a pesada herança do fascismo”, como o disseram, e ainda dizem, os defensores das “amplas liberdades”.
Que é uma herança pesada, isso ninguém tenha dúvidas. Pesa toneladas!
Manuel Abrantes

Comentários:
Esta edição de Hoje com os posts

PORTUGAL
UM DOS PAÍSES MAIS RICOS DO MUNDO EM RESERVAS DE OURO
e O USO E ABUSO DA BANDEIRA NACIONAL

Não podiam ter sido melhir escolhidos para uma segunda-feira.
 
Só me faltou dizer uma coisa: EXCELENTE !!!
 
mas muita fome passou o povo
 
E se hoje vive bem ?
Continua a apertar o cinto; a ser roubado pelo Governo e pelos marginais; não têm emprego nem futuro, já nem manda no que é seu.
E o que irá deixar aos seus descendentes é miséria e um País falido.
 
E qual foi o preço desse ouro?
 
O preço desse ouro não devia ter sido esquecido pelos senhores que governaram após o 25/04/1974.

Como sempre digo, serão os vindouros a julgar imparcialmente os regimes por que Portugal passou. Serão eles a dizer, racional e não emocionalmente, quando e como se fizeram as meritórias acções da Pátria.

Mas, alerto, para além destas reservas, estaremos, a partir de 2007, a perder as reservas naturais deste metal no nosso território. Serão empresas estrangeiras a levar o metal dourado. Não houve concurso, a questão foi abafada...
 
O preço das reservas de ouro foi feito com muitos sacrificios do Povo. È verdade.
Mas foi construido sobre fortes medidas de contenção nas despesas do Estado. È que nesse tempo os politicos não eram ricos nem possuiam as regalias de hoje.
Todos os "tostões" eram muito bem contados.
O dinheiro esbanjado para eleitoralismos não existia.
E se o amigo for jovem, agradeça a Deus por nos ter legado um estadista de nome OLIVEIRA SALAZAR. O qual, ainda nos dias de hoje,podemos agradecer a sua gestão financeira.
Se não tivessemos essas reservas -Hoje 2006 - a bancarrota ainda podia ser um "papão".
Mas não é!!! E há reservas suficientes para nunca vir a ser nos tempos mais próximos.
Glória Eterna a SALAZAR
 
Sr. Jordão
Só por acaso- e aproveito agora- é que não publiquei na noticia que os Governos só, dede 2002 já venderam 190 toneladas. Só desde 2002!
Veja e conste no DN de Hoje, que diz:

"Desde 2002, foi já anunciada a venda de 190 toneladas, ou seja, cerca de 30% do total".

E pode ter a certeza que não vai ser uma noticia desmentida pelo Banco de Portugal.

Eu, propositadamente, não quis centralizar a peça sobre o esbanjamento das reservas de ouro. Entendi que ela ( a peça) deveria focar outro sentido.
 
Sr. Jordão.
O eleitoralismo a que me refiro não são as verbas orçamentais para fins eleitorais e de divulgação propagandista.
è toda uma politica virada para o resultado eleitoral a começar pelos milhões em obras de fachada.
E não me peça para ler mais orçamentos de Estado.
Tenho de fazer isso quase todos os dias.
 
Será que ainda existe portugueses que pensam que a cotação do escudo em relação ao euro foi feito por votação ?
 
Sr Jordão
O Orçamento Geral do Estado é publico e pode ser consultado por qualquer pessoa.

Não existem ainda custo orçamentais para tais obras. O que existe são custos orçamentados para estudos.
 
Já que se faz referência a Deus deixem-m que recorde aquela famosa parábola de Jesus Cristo, Seu Filho, dos talentos. Um patrão deu aos seus três empregados uma quantia em dinheiro. Dois deles conseguiram tirar dividendos da quantia que lhs tinha sido confiada, já o terceiro empregado guardou o dinheiro que lhe tinha sido confiado e por isso foi expulso pelo seu senhor.
O sr. Salazar é este terceiro indivíduo porque só se limitou a conter a despesa e não a produzir riqueza e consequentemente a desenvolver o país, mantendo-o numa completa escuridão e estagnação só terminadas com a Guerra Colonial, a principal afronta ao regime e que o mesmo não conseguiu nunca controlar.
Esse ouro deveria ser usado para tirar o país da situação em que se encontra e assim evitar a subida ao poder de uma nova ditadura que nos leve para um novo período de trevas.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]