domingo, julho 16, 2006


DEPUTADO MONÁRQUICO DIZ QUE O TÚMULO DE D. AFONSO HENRIQUES FOI ABERTO Á REVELIA

O deputado monárquico inserido na bancada social-democrata , Pignatélli Queiroz, disse existirem "indícios" de que o túmulo de D. Afonso Henriques, em Coimbra, "chegou a ser aberto", mas a responsável pela investigação e o Instituto Português do Património Arquitectónico ( IPPAR) negaram que tal tenha acontecido.
Pignatélli Queiroz revelou, à agência Lusa, que vai apresentar ao presidente da Assembleia da República um requerimento para que o IPPAR e a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, "esclareçam todas as dúvidas" sobre esta polémica
O IPPAR proibiu a exumação dos restos mortais do primeiro monarca de Portugal, que está sepultado na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra, e revelou que irá "diligenciar no sentido de apurar os antecedentes relativos a todo este processo”.

Uma equipa de cientistas portugueses e espanhóis liderada pela professora Eugénia Cunha, da Universidade de Coimbra , foi impedida de abrir o túmulo do primeiro rei de Portugal pela direcção nacional do IPPAR, sendo assim desautorizada a direcção regional do instituto, que aprovara essa operação duas semanas antes, em sintonia com idêntica autorização da Diocese de Coimbra da Igreja Católica.

A professora Eugénia Cunha, quando foi impedida pelo IPPAR de abrir o túmulo de D. Afonso Henriques reafirmou, a um canal televisivo, a sua discordância com tal atitude por ser tratar “de uma acção de estudo” acrescentado que, para a qual já tinha, até, patrocinadores.
Não sei quais seriam os patrocinadores na medida em que a Antropóloga não o disse. Mas, já estou a ver um possível patrocino da Coca Cola ou até do Queijo Saloio e, quem sabe, do próprio McDonald´s.

A acção não visa estudar os princípios da Nacionalidade. Como publicou a TSF on-line numa das suas edições:

“É um projecto que pode revelar que D. Afonso Henriques - que morreu há 820 anos - afinal era baixo e franzino e pode até reescrever alguns episódios da história de Portugal. «Há um episódio da história do rei que diz que ele partiu a perna, e se isso pode ser comprovado, se ele partiu a perna o fémur esta lá e estará partido», explica Eugénia Cunha, especialista em antropologia biológica, que lidera a equipa encarregada deste estudo.A equipa quer saber como era o rei, como se alimentava e até se sofria de alguma doença, respostas que podem ser encontradas nos ossos e nos dentes.”

Por todos estes motivos, um grupo de cientistas com patrocínios, pretende abrir o túmulo do monarca e estudar os ossos.
Vamos ficar a saber se o rei era grande ou pequenino e se partiu, ou não, uma perna e, muito importante: se tinha alguma doença.

Quanto à História de Portugal e do seu primeiro monarca, isso fica para depois. Até porque, o que é que isso interessa aos alunos?
Estudar a Nacionalidade ? Cruzes canhoto!
O importante é saber se o Rei era, ou não, mais pequenino do que o Figo ou o Pauleta -por exemplo.
Podemos até comparar com as doenças actuais e depois fazer um lindo debate, em qualquer canal televisivo, sobre a constituição física do primeiro Rei de Portugal.
O Povo agradece, reconhecidamente, os novos conhecimentos e os patrocinadores ficam com lindas fotografia, ou spots publicitários, sobre a exumação dos restos mortais do primeiro monarca de Portugal.

Fazer estudos para melhorar o ensino sobre a história de Portugal, isso fica para depois.
Até porque, não seria nada fácil arranjar patrocinadores para este tipo de acções.
Manuel Abrantes

Comentários:
oh caro abrantes. a historia já nao é propaganda nacionalista. interessa saber a altura do senhor, e se partiu ou nao a perna. tb interessa saber a alimentaçao que ele tinha em comparaçao com a do povo, e tantos outros pormenores suculentos.
ja todos sabemos as dinastias e a data das batalhas. deixe que se descobra mais. nao seja tacanho com o novo conhecimento e com a sede curiosa de descobrir pormenores que antes nao podiamos saber.
 
Já agora podemos também emviar partes das ossadas para se poder fazer uma clonagem.
E daqui a uns anos, numa manhã de nevoeiro, aparecerá um novo D.Afonso Henriques.
 
... a historia já nao é propaganda nacionalista...

Bem nem há palavras....
 
Há sim. Carlos Magro

Chama-se: Tacanhez mental!!!
Mas como também não é para levar a sério este habitual "anonimo"...
 
deixem os mortos em paz.
EsStudem a história. Estudem a Historia. Mas deixem as ossadas dos nossos heróis em paz.
Respeitem os mortos.

Que nos interessa se D. Afonso Henriques era grande ou pequeno. Se partiu um pé ou não.
O que interessa e conhecer a história e os seus factos.
 
a ironia de chamar tacanho mental ao anonimo é hilariante. esqueço-me constantemente q respondo num blogue chamado estado novo. sou tao teimoso!

existe interesse em muita coisa neste mundo. graças a deus, ou a alá,(talvez buda?) há diversidade de interesses e de conhecimento.
mts exumaçoes de cadaveres "antigos" sao feitas pelo mundo fora e descobrem-se pormenores interessantissimos.
se os senhores "nacionalistas" pensam que historia é saber só os nomes dos reis, as dinastias, e meia duzia de batalhas em que fomos herois e sempre os bons da fita é pq nao têm a minima noçao sobre o que é historia e o conhecimento cientifico na actualidade.
outros interesses que nao os vossos proliferam. respeitem quem se interessa por algo novo e diferente. sei que pisa os calos aos meninos nacionalistas( nao entendo bem pq) mas disso nao temos culpa. é assim a democracia e é assim a ciencia.
 
È teimoso, é sr. anonimo.
Este blogue não define o pensamento politico de todos os nacionalistas.
E elaborado por uma ùnica pessoa - que sou eu - e não é nenhum orgão oficial de qualquer partido politico ou corrente de opinião.
O autor do blogue é que se define como Nacionalista.
Consegue ver a diferença ?
Chama-se Estado Novo como se poderia chamar Novo Estado.
Continua a conseguir ver a diferença ?

Bem, vamos lá ao que interessa.
AS exumaçoes de cadaveres "antigos" - como diz -sao feitas pelo mundo fora e descobrem-se pormenores interessantissimos.

Essas exumações para estudo são elaboradas em cadaveres anonimos. Apenas com a excepção aos mumificados.E mesmo esses requerem consentimento da Comunidade Cientifica
Diga-me onde e se tem conhecimento de alguma exumação de cadaveres a elementos históricos em qualquer outro País?

Em nenhum País o sr. viu isso. Ninguem "tocou" nas ossadas dos seus heróis historicos para qualquer tipo de estudo.
È uma questão de principio.
Os herois da nossa historia estudam-se não se analisa restos mortais. E tudo uma questão de respeito.
E simples.
 
So perde tempo a responder a gente que quer "escrever qualquer coisinha" só para chatear.
Ainda não percebeu que grande parte dos comentadores habituais até não perfilham qualquer ideologia dita "nacionalista".
Respeitam (como é o meu caso) mas não seguem essa linha politica.
 
"Agarrando" nas palavras do sr Manuel Abrantes só gostava de deixar aqui o seguinte:
Os cientistas que pretendem analisar as ossadas de D. Afonso Henriques são portugueses e espanhóis.
Digam-me só quantas ossadas de históricos espanhóis já foram exumadas?
Nenhumas!
 
poupe-me a paternalismos.

a questão prende-se unicamente com a (sua) opiniao "nacionalista" acerca do assunto e a visao ultra redutora daquilo que é a ciencia.

a questao sobre a viabilidade e interesse de uma exumaçao fica, quanto a mim, ao criterio das entidades correspondentes. muitos argumentos podem ser dados a favor ou contra, e quem sabe se eu nao seria contra depois de analisar todas as opinioes.
contudo, há uma carta fora do baralho: é a sua opiniao "nacionalista" e conservadora que coloca logo de parte qualquer investigaçao pq "desrespeita" os herois nacionais. esgrime retorica bacoca e tremendamente ignorante acerca daquilo que é a ciencia, do que faz a ciencia, e de quais sao os interesses cientificos.
 
E as ossadas de Colombo?
 
O sr anonimo deve ser daqueles que, todas as noite, antes de dormir espreita por debaixo da cama para ver se há nacionalistas escondidos.
A sua fobia anti-nacionalista é confragedora.
Deve ter um trauma qualquer.
 
Não gostam dos Nacionalistas mas não largam os blogues Nacionalistas.
 
Informação «anónima»:

Os patrocinadores da desfaçatez macabra mascarada de «ciência» são (confirmadamente):

BPI, Teixeira Duarte e Fundação Luso-americana.

Saudações «anónimas» e nacionalistas
 
Respeitem o descanço do Rei!!
Gente maldita!
Portugal está cheio de gente maldita e traidora!
Sem nenhum sentimento pátrio ou humano.
Estes desejos são mostras do inferno moral.
 
Lol...tanto confusão, na volta nem é o Rei que lá está dentro! Com tantas guerras, tantos anos passados, aquilo é mais simbolismo. Podem descobrir mts dados curiosos, mas ninguém garante que aquele é o esqueleto do rei...
Quando à preocupação de fazer investigações para o ensino da história, lembrei de ver n ooutro dia no telejornal questionáriso na rua. Perguntavam às pessoas "quem foi o primeiro rei de Portugal?" "Err.....não em estou agr a lembrou...D.João...?" "Quem foi Camões?" "Foi um rei português!!!"(resposta mt confiante)...Acho que em Portugal o interesse pela cultura só chega a alguns, e a poucos.As pessoas estão-se pouco lixandoa pra esse tipo de coisas,e enquanto essa mentalidade continuar não avançamos. As investigações feitas são, obviamente, valiosas..Mas os alunos do secundário por exemplo, não ligam pevide, e como sempre, o conhecimento fica só pra alguns, para aqueles que se preocupam.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]