sábado, julho 15, 2006


PORTUGAL
MAIS UMA VEZ DÁ O EXEMPLO


Um estudo divulgado pelo Eurostat revela que os salários mínimos legais variam na União de acordo com o nível de riqueza de cada país. Portugal tem o salário mínimo legal mais baixo da antiga União Europeia a 15. A remuneração mínima portuguesa é mesmo mais baixa do que a de dois países que aderiram em 2004, Eslovénia e Malta.

É no Luxemburgo que o salário mínimo é mais alto - 1503 euros mensais. O valor mais baixo na União é o da Letónia - apenas 129 euros. Portugal está a meio da tabela, com 437 euros.A posição de Portugal na lista dos salários mínimos do Eurostat é mais ou menos equivalente à sua posição quanto ao PIB per capita. De resto, o salário mínimo português é quase o dobro do da República Checa, país cujo PIB ultrapassou o português em 2005. Mas já há novos aderentes acima de Portugal - é o caso de Malta e Eslovénia

Aqui só resta acrescentar que o salário mínimo no Luxemburgo representa o dobro do salário médio nacional, que se cifra dos 780 euros mensais. E, estou a falar no salário médio e não no mínimo.
A entrada de novos países para a Europa Comunitária, pelo menos, trouxe-nos um benefício: -Em muitos casos já deixamos de ser o país na cauda das estatísticas. Nas estatísticas pela positiva, porque pela negativa, normalmente, estamos no topo.
Manuel Abrantes

Comentários:
São o exemplo das politica aplicadas desde a abrilada
 
O problema não está no ordenado minimo. O problema reside no ordenádo médio dos portugueses.
 
E capaz de ter razão C. Reis.
So que o ordenado médio é o reflexo do ordenado mínimo.
O valor médio dos ordenados tem a ver com o valor do ordenado minimo.
 
Podem ter os dois muita razão.
Mas os vencimentos médios e os minimos deixaram de ser reflexo um do outro.
A proliferação de imigrantes nos mercado de trabalho veio fazer baixar o ordenado médio e atirou para o lixo os vencimentos minimos.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]