terça-feira, setembro 26, 2006


CHEFES DE GOVERNO DA BACIA MEDITERRÂNICA
PEDEM MEIOS PARA O COMBATE Á IMIGRAÇÃO ILEGAL



José Sócrates e sete chefes de Governo e de Estado da bacia do mediterrâneo subscreveram uma carta em que se pede à União Europeia mais meios para o combate à imigração ilegal.
Além do governante português, assinaram o apelo o presidente francês, Jacques Chirac, o chefe de Estado de Chipre, Tassos Papadopoulos, e os primeiros- ministros de Itália, Romano Prodi, de Espanha, Rodrigues Zapatero, da Grécia, Costas Karammalis, de Malta, Lawrence Gonzi, e da Eslovénia, Janez Jans.

Os sete países mediterrânicos da UE querem que a imigração ilegal, que se tem vindo a agravar, seja um problema assumido pelos 25 no seu conjunto e não apenas pelos membros que têm fronteiras meridionais com o mar, alertando para a necessidade de haver "uma vontade política clara" de combater o tráfico de pessoas e, simultaneamente, contribuir para evitar as suas causas.

Na carta enviada ao primeiro ministro da Finlândia, Matti Vanhanen, que preside actualmente ao Conselho Europeu, podemos ler: "cada um deve dar a sua contribuição efectiva na luta contra a imigração clandestina, que diz respeito ao conjunto da União e não apenas aos países guardiães das fronteiras externas”.
Os oito estadistas esperam que a questão seja abordada já na cimeira informal de Lahti, agendada para 20 de Outubro, e venha a ter resultados práticos no Conselho Europeu de Dezembro.
Para este grupo de líderes políticos, o desafio de combater a imigração clandestina "excede os meios de acção de que dispõe cada um dos Estados-membros individualmente" e nesse sentido "a questão deve ser abordada à escala europeia - designadamente em termos de ajuda financeira e de dotação de recursos - em apoio dos esforços levados a cabo por Estados-membros mais afectados".


Afinal, a imigração, seja ela clandestina ou não, constitui um problema. E o problema de base passa pelo facto de, praticamente, todo o imigrante legalizado ter passado pela situação de clandestinidade.
No fundo, este apelo ao combate à imigração clandestina não passa de um apelo à ajuda nos problemas que a imigração acarreta para os países acolhedores. Podemos estar a tentar esconde-los com a palavra “clandestinidade”, mas, no fundo, os problemas do crescimento da insegurança, marginalidade, crime organizado, falta de meios para controlar conflitos étnicos, trabalho clandestino provocador, na generalidade, dos baixos salários, constituem o cerne do problema.
E não venham com essa da xenofobia. A imigração, fruto das fronteiras escancaradas, é um problema que urge discutir e falar nele abertamente. E, afinal, os chefes de governo e estado já querem ajuda para ele. Serão xenófobos por isso ?
Manuel Abrantes

Comentários:
o que adianta combater a imigraçao se ja ca temos na europa o bicho ?
 
o que adianta combater a imigraçao se ja ca temos na europa o bicho ?
 
nao subverta as coisas a seu favor, caro abrantes. a imigraçao (clandestina) é um problema pela falta de integraçao dos imigrantes e consequente/ou associada exclusao social e economica. está na origem, antes da criminalidade, de pobreza e exploraçao humana.
existem alguns modelos para o multiculturalismo: a extrema direita e a esquerda dita "radical" rejeitam esses modelos. a primeira pq nao concebe o multiculturalismo (cada macaco no seu galho nao é?), e a segunda pq acha q esses modelos nao sao assim tao "multiculturais".
no meio de tudo isto está uma europa desejosa de sangue novo, e continentes (literalmente) de pessoas com o sonho europeu.
a soluçao passa pelo controlo mais apertado. nao um controlo securitario e restritivo, mas sim aberto, "controlador", e integrador. e pq nao aproveitar o melhor dos outros? sejamos honestos, quantas pessoas do leste nao tem um valor imenso e poderiam contribuir para um melhor portugal? a extrema direita utópica (utópica, no pior sentido do termo) sonha que os portugueses vao resolver o problema da baixa natalidade. à boa maneira comunista, em vez de proibirem os portugueses de terem filhos, iriam obriga-los... se calhar nao à lei da metralhadora (suspira agora o bronco numero um da frente nacional), mas às tantas com propaganda às familias numerosas, e aumentando o imposto das pilulas e preservativos em 800%. tudo pela patria!
outro dilema se revelaria. se na realidade todo o tipo de imigraçao fosse proibido, o problema da natalidade fosse resolvido, e a parca formaçao dos nossos tugas fosse uma coisa do passado, surgiria uma inquietante interrogaçao nas cabeçinhas dos mais atentos: qual é a legitimidade de se proibir alguem de viver num pedaço de terra so porque nao nasceu la? é uma boa questao. nao que o exacto oposto seja legitimo (anarquia nao obrigado), mas um pouco de bom senso e de pensar resolve este problema da imigraçao.
 
O Sócrates e os amigos ainda vão ser acusados de xenófobos.
Depois admirem-se com os processos em tribunal e os termos de identidade e de residencia fixa,
 
a europa estara condenada se nada for feito , a imigraçao so nos trara mais problemas como o racismo anti-branco , a imposiçao pela força das culturas invasoras e a consequente destruiçao da nossa propria cultura , substituiçao dos europeus por outros individuos que vao alimentar os grandes capitalistas sedentos de novos escravos , trafico de varios materiais proibidos , ou seja , nada de bom ! bem tentam alguns limpar a imagem dos imigrantes , mas as provas sao o contrario . nos portugueses por exemplo tambem imigramos , vejam o que ainda acontece na africa do sul , muitos dos nossos compatriotas que tinham qualquer tipo de negocio ou loja abertas ao publico maioritariamente negro foram assassinados apenas por serem brancos , ate os proprios funcionarios assassinam portugueses , eles nao gostam de nos , odeiam-nos . em portugal esta na mesma , quando nao somos mortos , somos assaltados , e nao me digam que e´ so para matar a fome, e´ mentira ! quem defende essa gente so pode ter medo deles ou entao e´ efectivamente um deles .
 
este anónimo de cima é mt burro. só pode, para fazer uma salgalhada destas e meter tanta coisa no mesmo saco. incrivel!
 
e´ dificil de compreenderes nao e´ ? e´ natural , o teu cerebro nao da para mais !
 
desculpa lá toni, tens o 9 ano ou o 12º?
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]