terça-feira, setembro 19, 2006

RESULTADO HISTÓRICO DO NPD ALEMÃO

O NPD ( Nationaldemokratische Partei Deutschlands) alemão conseguiu um resultado histórico nas eleições regionais alemãs no estado de Mecklenburgo-Pomerânia Ocidenta onde obteve 7,3% dos votos, o que lhe permite ter representação no parlamento de Schwerin (capital daquele estado-federado). O NPD garante que vai lutar contra o desemprego, providenciar mais ajuda financeira para pais trabalhadores, com a taxa de natalidade que teima em diminuir, mas ao mesmo tempo não faz segredo de que defende o encerramento de fronteiras a estrangeiros e não hesita em expressar simpatia pelas estratégias económicas e políticas de educação praticadas durante a era Nazi.

Segundo publica hoje o “Diário de Noticias”, Angela Merkel, chanceler alemã, classificou ontem como "lamentáveis" os resultados obtidos pelo NPD nas eleições regionais no estado federado do Mecklenburgo-Pomerânia Ocidental - o mais pobre da antiga Alemanha de Leste (ex-RDA). A chanceler alemã, cuja circunscrição fica neste estado, reagiu ao desfecho eleitoral de domingo dizendo que “a extrema-direita só pode ser combatida se, mais uma vez, as oportunidades económicas e sociais das pessoas forem uma prioridade".

Esta noticia não teria cabimento internacional se não fosse o facto de se tratar de um partido que ousa falar e discutir pontos das políticas do III Reich.
Se repararmos o NPD expressa simpatias “pelas estratégias económicas e políticas de educação” praticadas pela politica hitleriana. Não diz que quer um regime igual e baseado nos mesmos princípios; nem se assume contra a democracia instalada. Aliás basta ver o seu nome: Nationaldemokratische Partei Deutschlands

O “politicamente correcto” faz tabu às discussões sobre as politicas implementadas por regimes com os quais não concordou nem concorda.
Na minha óptica, a discussão politica não deve ter tabus. Todos devem ter o direito de apresentar as suas ideias politicas sejam elas quais forem. Cabe ao cidadão comum aceitar ou não essas mesmas ideias. Ou será que temos medo da democracia que tantos apregoamos?
MA

Comentários:
mais uma prova de que o nacionalismo continua a mostrar capacidade para entrar legalmente nos parlamentos . aos poucos os eleitores compreendem que somos a força politica com mais valor a todos os niveis . ja agora , repararam que nos telejornais so apareceram as eleiçoes na suecia ? preferiram nao dar noticias da alemanha a ter que mostrar o avanço nacionalista por la ! porque sera que os sistemas continuam a menosprezar o nacionalismo ?
 
Uma vergonha para os alemães. E um pequeno aviso à sua democracia.
 
Acho engraçado ler os comentários dos "democratas". Vergonha? Aviso? Mas foram eles que votaram, por amor de Deus!

Como é que se pode impor uma democracia? Só por se impor, quer dizer que o "demos" tem muito pouco "kratia" (o povo tem pouco poder; nem pode escolher o seu caminho). Aliás, este partido assume-se como defensor da Democracia Nacionalista.

Ainda bem que o povo Alemão já começou a compreender que os erros do passado ficam lá no passado. Mas deve-se reter a sua experiência, tal como a experiência que se retem dos sucessos.

Não há regimes do Mal. Há (e sempre houve) Mal nos regimes. Mas, quando depostos, derrotados, desaparecem as suas virtudes.
Só há uma esperança: mais depressa se apanha uma mentira que um cego.
 
Acho piada a estes anti-democratas. A democracia não é só liberdade de escolha dos representantes. Existem princípios fundamentais que a democracia defende como a igualdade, (não a igualdade marxista) e os direitos fundamentais. E ela tem o direito de se defender! É legítimo que a democracia se defenda de quem a quer derrubar ou de quem questiona os princípios mais basilares.
O que o povo decide (7 % numa região é o povo para os nacionalistas) é intocável. Mas a liberdade de cada um também o é.
Por isso perdoem-me os nacionalistas que se enchem de moralidade a criticar o sistema democrático, e não gostam de quem os critica, a vocês e aos vossos semelhantes.
E deixem que vos diga que usar as liberdades e privilégios da democracia para tentar minar o sistema democrático não é legítimo. Pelo menos é contestável. Não é então de esperar que se ofereça a um grupo de pseudo políticos as regalias da democracia quando à primeira oportunidade eles a destruiriam.
A democracia não é o sistema perfeito. Tem muito que evoluir. O povo não é sábio. Mas não há sistema melhor do que este. Apenas reformas da própria democracia a podem superar.
 
tanto e tao pouco , entao para o anonimo acima os votos dos nacionalistas conquistados nas urnas nao sao aceitaveis ? entao o que e´ a democracia para si ?
 
Não vou discutir filosofia política e divagar sobre conceitos gastos por tanta discussão.
Se alguma vez um partido nacionalista ganhasse eleições, com maioria legítima, teria de ser aceite. Poderia inscrever-se no sistema democrático e ser um novo partido no poder, ou poderia tentar abolir a democracia, algo só possível pela revolução, já que legalmente isso é impossível. Implicaria tanta coisa que tal esforço imaginativo não é aconselhável depois do jantar.
É claro que estas pequenas especulações infantis feitas de "ses" não passam disso mesmo, e é sempre necessário saber com definição o que é este nacionalismo de que falamos. Porque uma democracia feita de desigualdade racial, por exemplo, não é democracia nenhuma. É talvez... um nacionalismo...
 
sim , concordo com as desigualdades raciais . mas o que faz com que o nacionalismo renasça e´ precisamente essas desigualdades raciais que nos querem impor , por exemplo . so´ os nacionalistas e´ que ouvem musica racista , os negros que ouvem rap e hip hop carregados de racismo anti-brancos ja nao sao racistas . quando um grupo de negros rouba e espanca um branco nunca e´ associado o racismo a esse gang , ate porque esses negros so atacam brancos , nunca os vi a atacar negros , se fossem brancos , ja se sabe a resposta ! por tanto apoiarem e limparem o nome a esses gangues e´ que as desigualdades raciais levam os portugueses a abrirem os olhos . ja agora o anonimo vive em portugal continental ou nas ilhas berlengas ?
 
É óbvio que a conversa fica por aqui. Essa conversa dos negros isto e dos brancos aquilo é daquelas coisas que me faz sorrir satisfeito com a falta de capacidade do pote de nacionalistas portugueses. Bem haja, e continue com as suas ideias.
 
nao fui eu que puxei o exemplo do racismo , mas mesmo assim quando tiver argumentos volte sempre . e´ bem vindo a´ discusao , so assim podemos esclarecermo-nos uns aos outros !
 
Congratule-se a si próprio ao pensar que alguém deste lado tem falta de argumentos. Só aumenta mais o esboço do meu sorriso.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]