sábado, outubro 07, 2006


UNIÃO EUROPEIA
IMPÕE DIREITOS ADUANEIROS ÀS IMPORTAÇÕES DE SAPATOS DE COURO PROVENIENTES DA CHINA E VIETNAME
- Uma votação que passou à ”tangente”

A União Europeia decidiu impor direitos aduaneiros definitivos sobre a importação de sapatos de couro provenientes da China e do Vietname. Uma medida que estará em vigor pelo prazo de dois anos e que visa tentar ressarcir os industriais de calçado europeus das consequências da comprovada concorrência desleal decorrente da venda a preços abaixo de custo por parte da China e do Vietname.

Portugal, tal como a Espanha, a Itália ou a Polónia, faziam parte do grupo de países mais interessados nesta imposição para proteger a produção nacional de importações mais baratas da Ásia. Não nos podemos esquecer que, em Portugal, a indústria do calçado representa cerca de 6% do emprego total e 4% das exportações.

As tarifas, que entram em vigor, são de 16,5% para o calçado chinês e de 10% para o proveniente do Vietname e foram aprovadas pelos embaixadores dos Estados membros da UE, por uma escassa maioria de 13 contra 12 votos.

È aqui, neste resultado da votação, que recai toda a minha perplexidade. Como é que é possível que 12 dos 25 embaixadores dos estados membros da UE possam discordar da imposição de proteger as produções nacionais dos países comunitários?
Isto só demonstra a verdadeira realidade das politicas seguidistas dos interesses norte-americanos por parte de uma grande fatia dos países que compõem a EU.
E, isto, também demonstra a verdadeira face de uma Europa que – como se diz na gíria – está, completamente, “ a borrifar-se” para os interesses dos restantes parceiros.
São atitudes desta que nos levam a pensar que, se uma Europa Federalista se tornar realidade, o melhor é fechar a porta, apagar as luzes e arrear a bandeira.
Manuel Abrantes

Comentários:
No fundo, acabam por ser os países que não produzem calçado a serem egoístas e a não pensarem nos parceiros. Mas isto só vai piorar a situação na China e no Vietname. Agora, vão passar a fazer ainda mais "dumping", para compensar as taxas aduaneiras. A única maneira de acabar com este ridículo "empurrar" da questão era proibir as importações mediante certo limite. Os Europeus nunca poderão produzir aos mesmos custos que a gratuita (ou quase) mão-de-obra oriental.

A Europa a mostrar que está à beira de nos voltar a prejudicar...
 
Por aqui podemos ver quais são os interesses da União Europeia.
È que para muitos dos países o dumping interessa-lhes.
 
A União Europeia não passa de mais uma colónia do Estados Unidos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]