quinta-feira, dezembro 28, 2006


O “PORTUGAL DA MOEDA ÙNICA”
AGORA SERVE DE EXEMPLO NEGATIVO

Como forma de aviso para os países que ainda não aderiram ao euro, a Comissão Europeia publicou um artigo sobre os erros que Portugal cometeu após a adesão à Zona Euro.

Segundo o "Jornal de Negócios" de hoje, o autor do trabalho, Orlando Abreu, considera oportuno lembrar o caso português aos países que vão entrar na Zona Euro: como os erros de condução de política fizeram com que à bonança se seguisse a recessão de 2002 e um período de baixas taxas de crescimento, de perda de competitividade, de défices excessivos e de elevadas taxas de endividamento das famílias

Explosão e recessão em Portugal: lições para os novos membros do euro" é o título do artigo publicado pela Direcção-Geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia, onde estão sistematizados os erros cometidos por Portugal imediatamente a seguir à entrada na União Económica e Monetária, em 1999.

No artigo em questão, a grande lição que os novos países podem retirar da experiência portuguesa na sua adesão à moeda única europeia reside numa política orçamental restritiva como resposta a um forte crescimento da procura interna.

Outras lições passam por manter controlado o crescimento dos salários, especialmente se a taxa de desemprego baixar, e apertar a supervisão prudente sobre os mercados financeiros para incentivar uma política de crédito responsável.Alguns dos dez países que aderiram à União Europeia estão actualmente a atravessar uma etapa de crescimento económico e de controlo orçamental semelhante à que Portugal registou quando se preparava para entrar na União Europeia.


È claro que o artigo não diz que, com a entrada na moeda única europeia, os países perdem toda a capacidade e independência em manobrar as suas finanças e adapta-la às reais necessidades dos seus povos.
Com a entrada na moeda única europeia os países ficam dependentes das politicas monetárias de Bruxelas, onde impera o poder dos mais fortes e do capitalismo internacionalista.
Com a entrada na moeda única europeia é como viver numa casa de ricos mas nunca deixando de ser pobre. Ou seja, podemos ver e apalpar a opulência mas nunca usufruir dela. Ou –melhor, ainda - é continuar de mão estendida, mas usando um fatinho domingueiro.

Isto, o artigo não diz. Mas em noite de servidão há sempre alguém que resiste; há sempre alguém que diz não.
Manuel Abrantes

Comentários:
a moeda unica e´ como a agricultura ou as pescas , estamos de pes e maos atados , estamos refens deste sistema !
 
Volta Escudo!!!!!!!
O Escudo é a nossa moeda!!!!!
 
Os franceses, aquando da introdução do maldito euro, apresentaram por todo o lado cartazes onde se lia:

MERD€

E é o que ele é, em suma...
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]