sexta-feira, janeiro 26, 2007


CÂMARA DE LISBOA
“NO FIO DA NAVALHA”

Marques Mendes, rejeitou ontem um cenário de eleições antecipadas na Câmara de Lisboa, defendendo que o executivo camarário "deve cumprir o mandato" para o qual foi "democraticamente eleito".
O líder social-democrata reafirma ter "toda a confiança política no presidente" da autarquia, Carmona Rodrigues e espera que as investigações "decorram normalmente e sobretudo com rapidez".

Toda a vereação da Câmara de Lisboa esteve, ontem, reunida durante cinco horas. Na reunião ficaram a conhecer-se pormenores das diligências realizadas no quadro da operação policial e que Gabriela Seara é suspeita de participação em negócio e prevaricação enquanto titular de um cargo público. A vereadora anunciou a suspensão do seu mandato, na consequência da sua constituição como arguida.

Na conferência de imprensa, Gabriela Seara, confirmou a suspensão dizendo: “tomei a decisão de solicitar a suspensão do meu mandato de vereadora na Câmara de Lisboa e de me disponibilizar perante o procurador-geral da República pedindo-lhe que seja feita uma integral e rápida investigação."
Em comunicado, Carmona Rodrigues considerou que "o presidente e os vereadores que integram a maioria declararam que consideram não existir qualquer impedimento legal ou político à normal prossecução do mandato".
Em primeiro lugar, a posição tomada pela vereadora constituída arguida foi correctíssima. Quanto à posição assumida pelo executivo de se manter em funções por consideram “não existir qualquer impedimento legal ou político à normal prossecução do mandato”, também está correcto.

O único que, parece, não estar de acordo é o vereador eleito pela extrema-esquerda, Sá Fernandes. O eleito, dos extremistas do Bloco de Esquerda, tem-se limitado durante todo o seu mandato a fazer de “polícia”, com o único intuito de criar mediatismo para promoção pessoal. O doutor está “nas suas sete quintas”, aparece quase todos os dias na televisão para apresentar um caso ou outro. Isto, sempre é melhor do que a imprensa “cor-de-rosa”.
Que uma oposição fiscalize é o seu direito e dever. Mas, que uma oposição faça apenas “papel do diabo”, com o mero intuito de dar nas vistas, não apresentando contra-propostas credíveis é puro oportunismo politico e, neste caso, pessoal.
Em política, como em tudo na vida, não são necessárias pessoas que sabem muito, mas que façam melhor. Aliás, historicamente, a esquerda é especialista a destruir e não a construir.

Mas vamos ao que interessa:
Nos diversos comentários jornalísticos, sobre esta crise na Câmara de Lisboa, esteve sempre presente a possibilidade da queda do executivo camarário. Houve, até, muitos comentadores que foram da opinião que o executivo de Carmona Rodrigues se deveria demitir.
A questão reside que o maior partido da oposição – o PS – não parece muito interessado nisso. E porque será?

Em primeiro lugar, porque uma nova derrota eleitoral seria um sinal claro de manifestação contra as políticas socialistas. Em segundo lugar, seria apenas a eleição para o executivo camarário, ficando na mesma a Assembleia Municipal com maioria social-democrata. Em terceiro lugar, os socialistas não estão interessados na “batata quente” de uma câmara em situação financeira caótica. Isto, especialmente, tratando-se da câmara da capital do País.
È todo um conjunto de razões que leva a oposição a preferir deixar tudo como está do que ir a votos.
O clima de suspeição está instalado. Isso é um facto. E, é dentro desse clima sistemático de suspeição que o País vive em todos os quadrantes. E, agora, já não há (???) uma pide para culpar todos os males.
Manuel Abrantes

Comentários:
Uma opinião ponderada e digna de registo.
Só isso.
 
Concordo com o sr C. Reis.
Sem o virus da partidarite aguda este espaço de opinião é apanágio disso. Isto, mesmo o seu autor se assumir, CONSTANTEMENTE, como militante de um determinado partido.
 
a cml e´ um pantano que todos querem governar ! serve para tudo , ... e ate encher os bolsos a alguns boys !
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]