sábado, janeiro 06, 2007


MORRER NA PRAIA…

O Ministério Público de Alcobaça abriu um inquérito para apurar as circunstâncias que resultaram na morte de pelo menos três pescadores no naufrágio do barco "Luz do Sameiro".

O chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Melo Gomes, assumiu toda a responsabilidade pelas tentativas falhadas de salvar do mar seis pescadores do barco que naufragou há uma semana na Nazaré, solidarizando-se com os marinheiros que tentaram o salvamento.
“Assumo todas as responsabilidades – as nossas – como é meu dever, certo de que todos saberão também assumir as suas, retirando lições”, afirmou Melo Gomes num documento divulgado internamente a que a Lusa teve acesso.

O almirante assinala que “tudo” foi feito para salvar os pescadores do “Luz do Sameiro”, mas reconhece que a Marinha “nunca conseguirá explicar ao público” o facto de não ter podido salvar todos os sete tripulantes “a tão curta distância da praia”.
Melo Gomes afirma-se seguro “da eficácia” com que os marinheiros utilizaram os meios ao seu dispor e sublinha que “só os que são do mar” podem compreender inteiramente uma situação como a que aconteceu na Nazaré.


Este caso, que revoltou a opinião pública, é bem a imagem de um país que perdeu a sua relação com o mar. Isto, sem nos esquecermos que possuímos uma zona exclusiva marítima (zonas marítimas sob soberania ou jurisdição nacional ) de 200 milhas, o que equivale a 18 vezes a área territorial.
Este caso veio provar, mais uma vez, a falta de meios para a fiscalização e socorros.
Procuramos – agora – os culpados. Tudo serve para esconder a nossa actual incapacidade para responder às necessidades.
Morreram pescadores à beira da praia. Mais famílias ficaram sem pão. Todas as estruturas das mútuas e dos grémios dos pescadores foram destruídas após o 25 de Abril porque eram geridas e fomentadas pelo Almirante Henrique Tenreiro. Um autentico saneamento politico das corporações.
Está bem! Utilizem lá – mais uma vez – uma peneira para tapar o sol.
Manuel Abrantes

Comentários:
Qual peneira amigo Abrantes, eles preferem meter (salvo seja), a cabeça na areia.

Cumprimentos
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]