quarta-feira, fevereiro 14, 2007


COMISSÃO EUROPEIA ACUSA PORTUGAL DE FALHAS NO RELACIONAMENTO COM MINORIAS ÉTNICAS

Foto: O que o navegador está a dizer aos que estão em terra: - Estimados senhores das minorias étnicas
No início da semana um relatório da Comissão Europeia Contra o Racismo e a Intolerância (ECRI) apontava falhas no relacionamento com as minorias étnicas em Portugal, especialmente por parte da GNR e PSP.
Na segunda-feira, um responsável dessa Comissão Europeia afirmou, durante a apresentação do terceiro relatório daquele órgão, que as forças da lei em Portugal tinham por vezes comportamentos que não "deveriam existir em democracia", devido a falta de formação e sensibilização para os problemas raciais.
O porta-voz da GNR, tenente Costa Cabral, em declarações à agência Lusa, garantiu que há indicações na Guarda para "nunca fazer uma diferenciação relativa a raça" ou qualquer outro tipo de característica que "possa incentivar que certas comunidades sejam discriminadas ou apontadas como autores de crimes". O representante da força policial acrescentou também que, relativamente às recomendações sobre a necessidade de maior formação para uma sensibilização às questões raciais, "este tipo de formação já consta da instrução dos militares da GNR".
Por sua vez Hipólito Cunha, porta-voz da PSP, disse, também, à agência noticiosa que as recomendações expressas no relatório da ECRI "não estão à margem daquilo que já é feito e praticado diariamente”.

Estas comissões europeias, ou nacionais, quando falam em racismo e descriminação apontam sempre num único sentido. È sempre o “racismo” imposto pelas, ditas, maiorias ou pelas forças policiais. Mas, nunca, apontam a arrogância racista – essa sim ! – de grande parte dessa gente a quem lhe deram (eu não…) o nome de minorias.
Para mim, numa sociedade, só é descriminado pela cor da pele - ou seja pelo que for - todos aqueles que não se integram e que preferem, até por interesses económicos (subsídios), manterem-se na condição de minoria.
Uma sociedade é uma sociedade. Só existem “minorias” porque uma minoria assim o quer e entende.
Manuel Abrantes

Comentários:
Mas o racismo das ditas «minorias étnicas» (ai que frase tão politicamente correcta, tão amaricada) para com as «maiorias» de raça branca não é condenável? Parece-me que aqui há uma grande desproporção. A maior parte das «minorias» rouba, agride, mata e esfola os brancos, e depois, se alguém lhes dá uns tabefes merecidos, aqui del CE, que é racismo!
E se começássemos a dar uns tabefes na CE?

Força, amigo Abrantes!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]