sábado, março 03, 2007

MILHÕES E MILHÕES DOS NOSSOS BOLSOS PARA A RTP

No ano passado, todos os cidadãos e empresas pagaram 100,395,5 milhões de Euros ao Grupo RTP através da taxa denominada de “contribuição para o audiovisual”. Esta taxa é paga, através da factura da electricidade, por particulares e empresas.
O valor alcançado em 2006 representou uma subida de mais de 20 milhões de euros em relação ao ano de 2005.
O Estado, também no ano passado e para além das taxas pagas através da factura da electricidade, subsidiou a RTP com uma indemnização compensatória de 124 milhões de euros. Também aqui se verificou uma subida em relação a 2005, com mais 3,196 milhões de euros. Ou seja : um aumento de 26 %.
Resumindo e concluindo: - A RTP arrecadou em 2006, dos bolsos dos contribuintes, 244,804 milhões de euros.

Abismado, caro leitor ?
È que este números não são, normalmente, divulgados e discutidos nos grandes temas da comunicação social e, quando o são, não passam de pequenas noticias escondidas e envergonhadas no meio do “manel que deu uma faca na jaquina”.

Mas há mais: - Mesmo com todas estas verbas, vindas de quem nem sequer vê tal canal televisivo, a RTP apresentou no ano passado um prejuízo de 24,7 milhões de euros. Contudo, faça-se justiça dizendo que representou, mesmo assim, menos 7,2 milhões de euros em relação a 2005.

Para percebermos melhor o ridículo (???) da taxa denominada de “contribuição para o audiovisual” um dos matutinos da capital publicava, na semana passada, o seguinte protesto da ALDA – Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro pelo facto dos seus associados (agricultores) terem de pagar a respectiva taxa:
“A organização profissional escreveu uma carta ao ministro da Agricultura, Jaime Silva, em nome de “largas centenas de agricultores da região que possuem quadros eléctricos independentes” para motores de rega dos campos, “cuja única função é retirar água dos poços e furos para regar as culturas instaladas nas suas parcelas. E há agricultores com vários furos, pela dispersão das parcelas, que acumulam várias taxas contributivas idênticas”.
È assim mesmo. Na factura da electividade, seja para regar as couves ou dar de beber aos porcos, paga lá a taxazinha para a RTP. E não é só na agricultura: é em toda a indústria.

Alguém ainda se lembra do alarido feito pelos revolucionários logo após a revolução pelo facto do regime anterior ter taxas para a televisão (único canal na altura) e para a Emissora Nacional ?
Lembram-se?
Diziam, para revoltar as pessoas contra o regime anterior, que tínhamos de pagar as noticias do Marcello de Caetano.

E agora ? Será para pagar as notícias do Sócrates ou dos clones que se sentam na mesma cadeira?
Pois…
Manuel Abrantes


Comentários:
Agora, o medo obriga-as a pagar, é assim a democarcia...

Cumprimentos
 
pagamos para nos atirarem areia para os olhos , para manipulares os nossos gostos e tendencias , ou nao fosse o(s) governo(s) a administrarem esse papa milhoes !
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]