terça-feira, outubro 23, 2007


NOS FORÚNS TAMBÉM SE ESCREVEM COISAS ASSIM:


Nas minhas andanças pela blogoesfera, muito especialmente nos fóruns, encontro muito disparate mas também – é uma verdade – textos de grande qualidade e de enorme sentido de oportunidade.
Isto vem na sequência da última manifestação promovida pelo PNR em prol da libertação de alguns dos seus membros que se encontram a braços com a Justiça.
Nada me move, ou moveu, contra a manifestação. O PNR, como qualquer organização, tem todo o direito de manifestar a sua indignação.

No Fórum Pátria, no tema: “PNR promove passeio pela liberdade”, o comentador que assina com o nome de “Rambo” escreveu isto:



Este passeio não mobilizou praticamente ninguém, nem sequer a maior parte daqueles que habitualmente comparecem nas manifestações do PNR.
A SIC referiu que não seriam mais de 100 manifestantes, incluindo os vários membros das delegações estrangeiras, e provavelmente a SIC até já estava a ser generosa com os números. Ao que me disseram nem a 100 deviam chegar. Será que os arguidos deste processo dos skins contam com menos simpatia entre os apoiantes do PNR, do que se poderia inicialmente pensar? Qual a explicação para tão fraca adesão dos simpatizantes do PNR ao protesto?
Vi a reportagem da SIC sobre a manifestação....que até foi extensa, tendo em conta a reduzidíssima dimensão desta. No fundo a manifestação foi mostrada com o mesmo espírito com que seria mostrada uma parada gay....pretendeu-se satisfazer a curiosidade que os telespectadores sempre têm pelo bizarro, pelo exótico....através, por exemplo, daquele grande plano da grande águia com a cruz suástica que uma das manifestantes tinha tatuada na parte de cima das costas, ou da cara esquisita de outro manifestante.

A reportagem da SIC foi feita num tom divertido, de quem está a mostrar algo de cómico, algo que não é para levar muito a sério. Achei piada a terem dado destaque, num tom mais ou menos jocoso, ao preto que observava a manifestação....referindo qualquer coisa do género: “Houve quem tivesse hoje tido um encontro inesperado”.
Não notei ali nenhum esforço, por parte da SIC, de agitar o papão da extrema direita (porque esta ´´extrema direita``, que não comunica com o cidadão comum, não incomoda).....pretenderam apenas divertir um pouco o telespectador mostrando um acontecimento mais ou menos bizarro que tinha ocorrido nesse dia em Lisboa, como fazem frequentemente, quando tem lugar esse tipo de ocorrências mais fora do comum.Em vez de mostrarem a vaca que nasceu com duas cabeças ou a ovelha que nasceu com 5 patas, mostraram uns nacionalistas castiços a desfilar....mas com o mesmo objectivo: - Entreter o telespectador.
Por este andar no próximo ano, na habitual parada de aniversario da SIC, na Avenida da Liberdade, ainda vamos ver os elefantes do circo Cardinalli, que aí costumam desfilar nessa ocasião, serem substituídos por nacionalistas tatuados com cruzes suásticas e insígnias das SS. Sempre são mais fáceis de transportar e por enquanto, enquanto o publico não se cansar de os ver e deixar de lhes achar piada, sempre atraem mais a curiosidade das pessoas do que a velha e gasta atracção dos elefantes.....se bem que estes nacionalistas gostem mais de se comparar com lobos e águias e cobras capelo do que com elefantes....PS: NADA DESTROI MAIS A CREDIBILIDADE DE UM POLITICO DO QUE O RIDICULO.

Na minha opinião é uma mensagem – que não tendo nada a ver com a reivindicação da libertação dos detidos – é de um grande sentido de oportunidade e dá que pensar.
MA

Comentários:
Excelente texto,excelente visão sobre o assunto.
 
Caro Abrantes, desde que conheço o blog que já faz alguns meses, sou um leitor +/- atento, contudo parece que o seu discurso mudou drasticamente, será que também pode haver outra "excelente visão sobre o assunto" como diz o amigo "nacional integralista", excluindo claro os implícitos no post.
 
Sr Kimico.
Não estou a ver onde reside essa "mudança de discurso" ?
Gostava de saber em que moldes se baseia para essa sua afirmação.
Não é que, para mim, uma mudança de discurso seja algo negativo.
Uma mudança de discurso pode ser uma mudança de estrategia. Mas, no meu caso nem, sequer, foi isso.
Explique lá.
Se assim o entender. Claro!!!
 
Caro Abrantes,
como sabe falo sempre verdade, por tal facto (não frequentando "marias" - vulgo forum - de direita ou esquerda devo dizer que a tatuagem referida se assemelha efectivamente á utilizada pelo NS mas dentro da coroa de louros tem as armas nacionais.
Uma pequena precisão... para aqueles que são demasiado sugestionados (quase pavlovianos) por certa estética.
Um abraço
 
O tal problema da desadaptação de outros nacionalismos ao nosso país. Só o Nacionalismo Português, íntegro, sério e discreto pode triunfar. Os outros, talvez possam ser fonte de inspiração em alguns aspectos, mas não mais que isso.

Cumprimentos.
 
Força Abrantes, é a nossa esperança!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]