segunda-feira, dezembro 17, 2007


A FOBIA DO ANTI-TABACO

A partir do próximo ano quem gosta de fumar vai ficar proibido de o fazer em cafés, restaurantes, discotecas, bares, etc.
È uma norma complexa, na caso da restauração, na medida que contempla uma série de normas não muito claras.
Estabelecimentos com mais de 100 m2 podem reservar um espaço, não maior do que 30 m2, para uma zona de fumadores. Os que têm menos desta área andam em “papos de aranha” porque a norma não é clara.
Bem! Mas com normas, ou sem normas, o certo é que os fumadores passaram a cidadãos de “espaços reservados”e o mais distante possível dos restantes.

Frequento, diariamente, uma cervejaria- café-bar que à noite se transforma num lugar de eleição da juventude como ponto de encontro para as “arrancadas” das noites longas.
Até aqui tudo bem!

Esta juventude, e todos os menos jovens, já foram avisados pela gerência que a partir de Janeiro não podem fumar no interior do estabelecimento.
Bem! Os jovens não podem fumar mas podem encharcar-se nos chamados shots.
Até tiveram , há pouco tempo, direito a uma promoção : quem beber três levava o quarto de borla.
E é vê-los, eles e elas, a enfrascarem shots com graus alcoólicos que variam de 45º a 53º.
E, na sua esmagadora maioria, é juventude com menos de 18 anos.
E como ficam “arrepiadinhos e arrepiadinhas” quando ingerem, através de uma palhinha, uma bomba de álcool. O mais usual é um com uma carga de absinto que caga chama por todos os lados.
E pronto!
Não podem fumar mas podem embebedar-se à vontade.
Só estou a falar no fumo dos cigarros e das bebedeira… No resto, e pelo que me é dado a perceber, não é sitio (este, que frequento) para uso de outras substâncias…

Ok, juventude.
Não sejam fumadores!
Embebedem-se que é mais saudável e não necessitam de ir para espaços reservados.
Manuel Abrantes

Comentários:
Este tema de interesse, têm também a haver comigo,visto eu ser fumador.
Confesso que ainda não entendi bem a lei, até porque alguns cafés que frequento dizem que podem aderir a ter fumadores...???
Não perçebo.

No entanto fico preocupado, porque além de ser fumador, gosto de frequentar alguns cafés,restaurantes-marisqueiras cá do meu burgo.
E assim ,não sei como vai ser, se tenho que beber cerveja na rua ou então esconder o cigarro...!!!
O que realmente é verdade é que alguns comerciantes estão preocupados com a situação, por uma possivel perca de clientes.

Ó Abrantes, então e o cachimbo, onde é que vais fumar...????
 
Embebedem-se? Não, carai.
DROGUEM-SE QUE É LEGAL. Na prisão e tudo.
Abraço.
 
Pois bem , pareçe que os fumadores agora vão ser apontados por fumarem Nicotina coisa que é legal ,o engraçado disto tudo é que o estado só ganha é dinheiro conosco, que eu saíba pagamos um selo que só o mesmo têm uma margem de lucro de mais de 2 euros para o estado.Agora se fizer-mos as contas só em contagens diarias o tabaco deve ser o produto que é mais consumido pela a população, num país que tem milhões de pessoas 5 em cada 10 fumam.
Falam de saúde , e tentam aumentar o tabaco como o vão aumentar mais 25 centimos , ora será que esta gente ainda não percebeu que o fumador só deixa de fumar quando têm vontade própria para isso?
Carreirinho de formigas, espanha tem essa mesma lei vamos todos atraz dela , somos sempre iguais aos outros países com uma diferença o salario minimo de Portugal é bem mais baixo que o dos outros paises. Em vez de fazerem grandes jantares as custas dos contribuintes , porque é que nao pensam em soluções para o desemprego?
Será que o tabaco é assim tão importante em comparação ao que se passa em redor.
Já para não falar que vai haver uma grande quebra nos cafes , pois bem eu sou fumadora e com certeza eu não vou beber um café e ficar a fazer "sala" num cafe onde não possa fumar.
Falemos das multas 750 euros para quem for apanhado a fumar em recintos fechados , ora o nosso estado tinha de arranjar maneira , de nos "sacar" dinheiro , a quem lhes dá dinheiro.
Pois bem os reis deste país é o povo e não quem faz figura de parvo na televisão. Só temos uma diferença o estado rouba, para os mesmos , terem grandes casas no algarve , e nós "banca-mos" a vida que eles têm , pois é meus amigos se não querem que esta situação continue juntem-se e vamos para mais uma revolução .

Ana Abrantes.
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]