quarta-feira, fevereiro 27, 2008


ASAE ENCERRA FABRIQUETA DAS FAMOSAS AMÊNDOAS DE PORTALEGRE



Segundo o semanário “Sol” a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) aconselhou’ a centenária fábrica das amêndoas de Portalegre a encerrar as portas, por falta de espaço.
Joaquina Vintém, proprietária, disse ao “Sol” que “a ASAE exigiu que a fábrica tivesse mais espaço para poder laborar e nós não temos, para já, essas condições. Por isso aconselhou-nos a encerrar”.
«Ainda solicitei aos agentes da ASAE se poderia fazer, em menor quantidade, umas amêndoas para agradar aos clientes e para que a tradição não se quebrasse, mas a resposta foi negativa», lamentou a empresária.


As amêndoas de Portalegre, produzidas de forma artesanal, constituem um dos ‘cartões de visita’ da região, sobretudo na época da Páscoa. Todos os anos, pela época do Carnaval, Joaquina Vintém, também conhecida pela confecção de doçaria conventual, começava a trabalhar nas amêndoas pascais, com grande procura na Grande Lisboa e no Grande Porto
Confeccionadas à base de amêndoas provenientes de amendoeiras da região, este doce, confeccionado em redor de duas caldeiras aquecidas, era, unicamente produzido pela empresária e o marido.

Que a ASAE fiscalize, tudo bem! `São pagos para isso e é o seu dever. Mas, “aconselhar” a encerrar uma fábrica por “falta de espaço” não é um conselho é uma ordem!
Não teria sido muito mais fácil terem dado a estes pequenos empresários um ano ou dois para encontrarem solução ?
Até porque um dos filhos do casal disse ao “Sol” que prevê construir, na zona industrial da cidade, uma fábrica para produzir doces conventuais, que poderá integrar a produção das tradicionais amêndoas de Portalegre.

Que os inspectores da ASAE aconselhem, estão no caminho certo. Mas, aconselhem perante a Lei e não na sua opinião pessoal ou das chefias. Isto para não caírem no diz que disse de que a ASAE é a “pide do gosto”.
O problema – na minha opinião – não reside nos inspectores, reside nas chefias e nas ordens superiores emanadas e permitidas pelo ministério da tutela. E isto só tem, uma solução: mudar o governo ou retirar o poder de uma maioria absoluta.
E, isso, está nas nossas mãos.
Manuel Abrantes

Comentários:
Muito oportunamente,já foi instaurada uma acção em que se pede ao Tribunal que proíba estes "conselhos irrecusáveis"sem qualquer base legal,fonte de arbitariedades.
Vamos a ver o que o Tribunal decreta.
Sardoal
 
A ASAE devia de ir era á sede do pnr.
A vêr se aquilo fechava duma vez por todas.
 
Claro que enquanto houver comentários idiotas como este, que pede uma inspecção à sede do PNR para "encerrar aquilo de vez", haverá sempre ASAE's para chatearem o pessoal.
O que terá a ASAE com os partidos políticos, ou agora também é a PIDE do regime, que serve para perseguir tudo e todos???
Quanto à acção da ASAE, apenas digo que faz bem, encerre tudo o mais depressa possível, pois é o caminho mais rápido para este governo levar um chuto no traseiro, tal é a raiva que está a fomentar nas pessoas, mesmo aquelas que não são empresárias.
Que haja inspecções, que se seja exigente é uma coisa, outra é o que está a acontecer actualmente, a meio do jogo, mudaram-se as regras, quem como esta e muitos outros empresários com muitos anos de portas abertas, viram-se confrontados do dia para a noite, com exigências que muitas vezes não podem cumprir, não só porque não tem meios económicos, como a situação actual do País, está difícil e não permite grandes voos.
Claro que não é difícil de perceber quem estará por detrás destas exigências todas, certamente não andarei muito longe se disser que são alguns grandes interesses económicos e logicamente as multinacionais, será então a ASAE o aparelho repressivo do sistema, contra o tecido económico de pequena dimensão da Nação???
E que faz um partido como o PNR, que deveria insurgir-se e promover uma manifestação (já que anda tão preocupado, e até faz manifestações contra a independência do Kosovo, ou os portugueses não lhes dizem nada?), contra as atitudes abusivas de tal instituição, é que se não faz nada, merece mesmo como diz o comentador, que lhe façam uma inspecção e lhe fechem de vez a sede.
Se não serve para nada, então obviamente, encerre-se!
Saudações Nacionalistas

Frei Tomaz
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]