sábado, junho 28, 2008


AS PRISÕES/HÓTEIS


Alberto Costa, ministro da Justiça, anunciou dez as novas prisões construídas de raiz para albergar cerca de 14 mil presos.
O novo mapa das prisões, apresentado em Viseu, aposta no trabalho para reclusos feito entre os muros das prisões, mas "exportado" para empresas, actividades de lazer, como salas de cinema, bibliotecas recheadas, campos de futebol, tudo acompanhado de mais câmaras de videovigilância
Um conceito familiar, de uma prisão tipo norte-americana, que pretende garantir "melhores condições para os reclusos", segundo garantiu o ministro da Justiça frisando: "Mas com o objectivo de ressocializar."
Unidades de cozinha, de padaria, de lavandaria, de estacionamento para visitantes e funcionários, unidade desportiva, de formação profissional e de oficina produtiva são alguns dos exemplos.
Ma há mais:
Salas de aula, espaços autónomos para visitas de amigos, família e advogados. E mais concreto ainda: uma unidade de regime fechado para os casais, recluso e cônjuge, de forma a terem mais privacidade.

Não estou contra o “bem estar” seja de quem for. Mas não serão, estas, prisões que se assemelham a hotéis só com uma única diferença: os hóspedes não podem sair quando querem ?
Também não têm de pagar a conta…

Mas o problema não reside aqui! O problema reside no facto de quem tem de pagar tudo isto são as contribuições da sociedade, que estes indivíduos prevaricaram e agrediram.

Nestas prisões haverá assassinos, burlões, ladrões, pedófilos e mais gente sem escrúpulos que criaram feridas na sociedade.
E agora, essa mesma sociedade, vai financiar prisões tipo hotel de 5 estrelas para esse tipo de gente
Sim! Quem paga tudo isto é o erário público.

“Ressocializar” ?
Mas é assim ?
Na minha opinião, com este tipo de prisões, vale a pena ser preso.
Como, bebo, tenho assistência médica e medicamentosa de borla, roupa lavada, ar condicionado, trabalho e ganho algum e não pago impostos.
Querem mais?
Não tenho liberdade. È verdade ! Mas também não tenho preocupações nenhumas.
Ok! Tenho de meditar sobre o assunto.
Manuel Abrantes

Comentários:
Acho muito bem que continuem a construir prisoe modelo, tipo Hoteis 5 estrelas.
Outra coisa nao se poderia esperar vindo de 'pensadores'Socialistas que estao a frente dos destinos de Portugal e que tanto adoram copiar Americanices....como essas prisoes recheadas de coisas boas para "premiar" os que prevaricaram contra a sociedade.

So pergunto duas coisas?

1. Qual e verdadeiramente a PUNICAO dada a esta gente toda pelo(s) crime(s) cometido(s)?
2. Esqueceram-se de incluir nas instalacoes prisionais confortaveis salas de chuto e distribuicao gratuita de Drogas ( a la Carte, claro!).
Esta ultima e uma falha inaceitavel. Uma terrivel omissao pois cerceia os direitos civicos dos prisioneiros e impede-os de ter um bem estar total, a 100% !
Ha que fazer algo com urgencia para corrigir tal omissao!

Os nossos Govewrnantes tao comiserados e piedososo para com os que cometem crimes provavelmete ainda nao se debrucaram sobre as Estatistiscas relativas aos "resultados" das prisoes Americanas.
Quando o fizerem descobrirao (tarde como sempre !) que a maioria dos "ressocialiazados" (sera que tal quer dizer que quando saem sao todos Socialistas? Se assim for esta explicada a preocupacao em dar-lhes o maximo conforto ) que saem das prisoes Americanas voltam pouco tempo depois a vida de crime.
E porque nao? Voltar a prisao e sempre melhor que dormir debaixo de pontes ou em bairros da lata!!!

A percentagem de nao reincidentes e pequenissima o que prova que a prisao afinal nao serviu para nada senao para gastar tempo ao prisioneiro e dinheiro ao contribuinte..

E o POVO a pagar pelas boas intencoes Socialistas e pelas excelentes que convidam a la voltar.
Como em alguns Hoteis sera que na porta de saida tambem tem um distico de "VOLTE EM BREVE E FIQUE MAIS TEMPO CONNOSCO"?
...entretanto estes camaradas querem convencer o pais de que nao ha verbas para investir no sentido de que ESCOLAS e HOSPITAIS oferecam QUALIDADE de servicos e equipamento aos seus utentes ?

E caso para dizer que ....O CRIME PAGA !

Renato Nunes
Carolina do Sul, EUA
 
Em primeiro lugar, você não faz a mínima ideia do como vão ser as prisões. Sabe que equipamentos vão existir lá, mas não pode aferir sobre o nível de conforto, nem de quantas "estrelas" será o hotel-prisão.

Em segundo lugar, diga-se que você só pode ser um fascista liberal, ou uma espécie de conservador liberal salazarista. É que sempre que o Estado faz alguma coisa você queixa-se de que o dinheiro sai dos contribuintes. É óbvio. O Estado gasta dinheiro. Será que acho que os reclusos deviam trabalhar para pagar a "estadia"? Sim, pois claro. Mas também acho que devem ter boas condições para que possam mudar efectivamente as suas vidas, e não lhe limitarem a penar e a sofrer. Você só se queixa quando o Estado gasta dinheiro no que não lhe interessa . Por isso é que acho que você andará para aí entre o liberalismo primário ou a demagogia. Como tantas vezes se insurge contra o neoliberalismo estou com mais pendor para a segunda hipótese.
 
Sr anónimo de cima
Agradecia que me retirasse o termo de "fascista", seja ele "liberal" ou lá o que lhe queira chamar.
Não sou nem aceito tal terminologia.
Gostaria de ser ilucidado sobre as "recuperações" efectuadas nos reclusos deste tipo de prisões.
Quantos é que voltaram passado pouco tempo.
Só gostava de conhecer os resultados.
MA
 
Olhe, se quer estatísticas procure-as. Até pode encontrar números que suportem a sua tese.
O que parece lógico é que quanto melhores forem as prisões ( e este «melhor» não diz respeito ao conforto físico por si só)mais hipóteses se criam para que os reclusos se ressocializem realmente.
Exemplos negativos temos muitos. Basta ver as prisões do Brasil que são um antro de podridão humana. É certo que quase não se gasta dinheiro, mas também não se conseguem grandes resultados.
 
Sr (a) anonimo
Já leu a comentário do meu conterrâneo Renato Nunes,
Português a viver na Carolina do Sul (EUA) ?

Escreve o seguinte:

" (...)Os nossos Govewrnantes tao comiserados e piedososo para com os que cometem crimes provavelmete ainda nao se debrucaram sobre as Estatistiscas relativas aos "resultados" das prisoes Americanas.
Quando o fizerem descobrirao (tarde como sempre !) que a maioria dos "ressocialiazados" (sera que tal quer dizer que quando saem sao todos Socialistas? Se assim for esta explicada a preocupacao em dar-lhes o maximo conforto ) que saem das prisoes Americanas voltam pouco tempo depois a vida de crime.
E porque nao? Voltar a prisao e sempre melhor que dormir debaixo de pontes ou em bairros da lata!!! (...)"
 
Os EUA são exemplo para alguém? Só se for mais um exemplo negativo de um dos países com maior população reclusa, e com prisões onde os prisioneiros é que mandam, e criam verdadeiros sistemas paralelos às normas formais. Basta ver uns documentários e ler umas reportagens. No Brasil ainda é pior. É o caos total. (Celas de 20 prisioneiros com 100 e tal. Que maravilha!)
 
Sr(a) anonimo

A marginalidade não se resolve com prisões de "luxo". Nem nos EUA nem no Brasil nem, aqui, em Portugal.
ESte tipo de prisões, assim como a "facilitismo" nas condenações, só proliferam a marginalidade.
O crime - nas nossas sociedades actuais - começa a compensar.
Os marginais deixaram de ter medo da Justiça e das Forças Policiais.
Aqui é que reside o problema.
Isto sem esquecer a situação social vigente.
MA
 
Eu não estou a falar da criminalidade. Estou a falar da relação que há entre prisões miseráveis ou desorganizadas (sem um plano concreto de "ressocialização") e a reincidência; e da relação inversa que existe entre prisões decentes (não de luxo) e um efectivo enpowerment dos reclusos para a vida fora da prisão.
É claro que nem a melhor prisão consegue criar santinhos, mas não é por isso que se deve deixar de gastar dinheiro no sistema prisional.
 
Não seria melhor gastar o dinheiro em "mais e melhor" Justiça?
Isto, sem esquecer que não são os TRibunais que fazem as Leis.
Apenas as aplicam.
Só há uma coisa que faz mudar a conciência do ser humano : a sua própria consciência.
 
O orçamento de Estado não vai todo para as prisões.

É claro que é preciso melhorar a justiça. E as escolas, e os hospitais, e até as estradas esburacadas.

Se você não acredita que o contexto pode mudar o ser humano, então podemos acabar aqui o debate. Eu defendo precisamente o contrário. A nossa consciência é bastante influenciada pelo que nos rodeia. Ninguém nasce ladrão ou assassino.

Até à vista, Abrantes.
 
Aqui estamos de acordo.
O Homem faz a sociedade e a sociedade faz o homem.
Então para combater a marginalidade ( e outros sectores) temos de mudar alguma coisa na gestão dos conceiptos da sociedade.
MA
 
Ao ANONIMO:
So para meter mais uma colherada no assunto!
CRIME sempre existiu e...PUNE-SE!
Nao e com paninhos quentes e sessoes de psicologia que a Sociedade resolve o assunto.
Os Sovieticos ate tinham razao quando tratavam os criminosos duramente. Aos que cometiam outros tipos de crimes -- ideologicos -- a esses mandavam-los para hospitais psiquiatricos...de 5 estrelas! onde eram RECUPERADOS.
Essa de "ressocializacao" nao passa de linguagem de Liberal-Fascista dos incapazes de impor disciplina e regras e garantir que sejam cumpridas.
Ve-se logo que "ressocializar" nao passa de mais uma palavra criada pelos adeptos do Relativismo Moral -- porque sera que sao todos Esquerdistas?-- em que tudo esta certo desde que de prazer.

Nem todos, mas grande numero de criminosos sao GENETICAMENTE predispostos para o crime.
Esses tem de ser FECHADOS numa PRISAO e as chaves atiradas fora.
TRABALHOS FORCADOS deviam fazer parte do Menu Diario oferecido a gente.
So assim se pode evitar que voltem de novo a vida civil e voltem a cometer os mesmos crimes.A punicao tem de equivaler ao crime cometido.
Quanto mais hediondo o crime maior a punicao.
Deixem-se de pensar nos criminosos como sendo uns "coitadinhos" e que as culpas sao da sociedade que os geraou....as vitimas e que sao "coitadinhadinhas e dessas parece que os Liberais-Fascistas se esquecesse, rapidamente.
.
Cumprimentos
Renato Nunes
Carolina do Sul, EUA
 
Ao cuidado do Sr. Anónimo adepto da "ressocialização"( o que quer que isso seja!).

Aqui há uns tempos recebi o mail que a seguir transcrevo, sem quaisquer comentários:

TRAGAM ESTE INDIVÍDUO PARA PORTUGAL URGENTEMENTE...!!!

Joe Arpaio é o xerife do Condado de Maricopa, no Arizona há já bastante tempo e continua sendo re-eleito a cada nova eleição.
Ele criou a 'cadeia-acampamento' , que são várias tendas de lona, cercadas por arame farpado e vigiado por guardas como numa prisão normal.
Baixou os custos da refeição para 40 centavos de dólar que os detidos, inclusivé, têm de pagar.
Proibiu fumar , não permite a circulação de revistas pornográficas dentro da prisão e nem permite que os detidos pratiquem halterofilismo.
Começou a montar equipas de detidos que, acorrentados uns aos outros (chain gangs) , são levados à cidade para prestarem serviços para a comunidade e trabalhar nos projetos do condado.
Para não ser processado por discriminação, começou a montar equipas de detidas também , nos mesmos moldes das equipas de detidos .
Cortou a TV por cabo aos detidos mas quando soube que TV por cabo nas prisões era uma determinação judicial, voltou a permitir mas só entra o canal do tempo e da Disney .
Quando lhe perguntaram por que o canal do tempo, respondeu que era para os detidos saberem que temperatura iriam enfrentar durante o dia quando estivessem a prestar serviço na comunitário, trabalhando nas estradas, construções, etc.
Em 1994, cortou o café , alegando que, para além do baixo valor nutritivo , estava a proteger os próprios detidos e os guardas que já haviam sido atacados com café quente por outros detidos , sem falar na economia dos cofres públicos de quase US$ 100.000,00/ano .
Quando os detidos reclamaram, ele respondeu:
- Isto aqui não é um hotel 5 estrelas e se vocês não gostam, comportem-se como homens e não voltem mais .
Distribuiu uma série de vídeos religiosos aos prisioneiros e não permite quaisquer outro tipo de vídeos na prisão .
Perguntado se não teria alguns vídeos com o programa do partido democrata para distribuir aos detidos, respondeu que nem que tivesse, pois provavelmente essa era a causa da maioria dos presos ali estarem.
Com a temperatura batendo recordes a cada semana, uma agência de notícias publicou:
Com a temperatura atingindo 116 F , (47º C), em Phoenix no Arizona, mais de 2000 detidos na prisão-acampamento de Maricopa tiveram permissão de tirar o uniforme da prisão e ficar só de shorts (cor-de-rosa) , que os detidos recebem do governo.
Na última quarta-feira, centenas de detidos estavam recolhidos nas barracas, onde a temperatura chegou a atingir os 138°F ( 60°C ). Muitos com toalhas cor de rosa enroladas no pescoço estavam completamente encharcados de suor.
'Parece que estávamos dentro de um forno', disse James Zanzot que cumpriu pena nessas tendas por um ano.
Joe Arpaio, o xerife durão que inventou a prisão-acampamento, faz com que os detidos usem uniformes cor-de-rosa e não faz questão alguma de parecer simpático.
Diz ele aos detidos:
- Os nossos soldados estão no Iraque, onde a temperatura atinge 120°F ( 50°C ), vivem em tendas como vocês e ainda tem de usar fardamento, botas, carregar todo o equipamento de soldado e, além de tudo, não cometeram crime algum como vocês, portanto, calem a boca e parem de reclamar!
Se houvessem mais prisões como esta, talvez o número de criminosos e reincidentes diminuísse consideravelmente.
Criminosos graves têm de ser punidos pelos crimes que cometeram e não serem tratados a 'pão-de-ló' , tendo do bom e do melhor , até serem soltos para voltar a cometer os mesmos crimes e voltar para a vida na prisão, cheia de regalias e reivindicações.
Muitos cidadãos honestos, cumpridores da lei e pagadores de impostos não têm, por vezes, as mesmas regalias que esses bandidos tem na prisão.
Artigo extraído e traduzido de um documentário da televisão americana. Os factos acima são verídicos e a prisão-acampamento está lá, em Maricopa, Arizona.




Ah! Já agora, podem chamar-me fascista que não me preocupo, quanto mais não seja porque quem tal me chamar é capaz de não saber bem o que isso seja.

SUEVO
 
Ao cidadao que assina SUEVO:

Aquilo que o Sr. relata e ABSOLUTAMENTE VERDADE !

E tambem algo que causa grande revolta nas hostes Liberais-Fascistas Americanas ( nome dado aos esquerdistas neste pais ) que acham que os prisioneiros deviam estar internados em Prisoes-Hoteis de 5 Estrelas com sessoes diarias de Psicologia e Psiquiatria e , como parte dos seus direitos, terem pelo menos uma hora Diaria de Sala de Chuto com droga 'a La Carte' apenas para relaxe espiritual e fisico !!!
As vitimas....essas que se governem pois nem simpatia merecem da parte destes "coracoes sangrentos" Socialistas que "sofrem" tanto quando a Justica aplica penas severas a delinquentes e assassinos.

Felizmente que nesta America onde vivo ainda ha gente que acredita em JUSTICA e PUNICAO e tem "Common Sense" algo que hoje em dia existe cada vez menos entre as Elites intelectuais e Academicos neo-estalinistas.

O Sherife que menciona e um ( ha mais) dos bons que aqui temos e os liberais-fascistas tudo tem feito para o derrubar...so que o POVO sabe que ele e bom e continua a reelege-lo! Bem haja!
Se nao fossem os Sulistas -- que pelo seu Conservadorismo sao os maiores defensores da Constituicao Americana, esta continuadamente desrespeitada pelas forcas corporativistas e esquerdistas Yankees -- os Liberais-Fascistas(Esquerdistas neo-marxistas ) Yankees ja teriam destruido o que resta da verdadeira Republica Americana que saiu da revolucao mais Humanista que ate hoje teve lugar no nosso planeta!

Ja agora, nao se envergonhe de ser Fascista ou que lhe chamem tal.
O Fascismo e a melhor das tres modalidades de Socialismo que foram implementadas no Seculo passado ( as outras sao o Nacional-Socialismo Hitleriano e o Bolshevismo Estalinista Sovietico). Foi sem sombra de duvida a mais Humana e, na minha opiniao, a mais eficaz -- sem ter de recorrer ao genocidio e as deportacoes em massa criou optimas condicoes de vida para as massas proletarias -- e foi especialmente das 3 aquela que melhor se adaptou e serve a maneira de ser Latina!!!
Foi um Fascismo Mussolinista diluido com doses de Lusitanismo, Cristianismo e tradicionalismo portugues que o Grande Estadista e Nacionalista Antonio de Oliveira Salazar usou na sua vigencia, se bem que, a boa moda portuguesa nem sempre fosse aplicado atempadamente e eficientemente, dais as falhas do Estado Novo.
O Fascismo ( ou algo moldado a sua volta de modo a servir as idiosincrasias do Povo de Portugal ) seria o modelo que melhor serviria Portugal de hoje. Ou nao fosse um Socialista Latino, um Italiano a inventa-lo e a po-lo em pratica!
Cumprimentos
Renato Nunes,
Carolina do Sul, EUA
 
UM NEO-CONSERVADOR E UM SOCIALISTA OU COMUNISTA QUE FOI ATACADO A MAO ARMADA POR UM INFELIZ CIDADAO AO QUAL AINDA NAO TEVE A SORTE DE SER "RESSOCIALIZADO" !
UNS MURROS NA CARA E UMA FACADAS NA BARRIGA FAZEM MAIS NO SENTIDO DE ALTERAR RAPIDAMENTE OS CONCEITOS SOCIAIS DE UM ESQUERDISTA DO QUE TODAS AS LICOES DE EDUCACAO CIVICA E POLITICA QUE LHES POSSAM SER DADAS.
Renato Nunes
 
O conceito da "ressocialização" ou da "reinserção social" (este, mais antigo, já deu o que tinha a dar... nada!) é uma treta de todo o tamanho, e só um ministro da justiça ignorante (como é este) que nem sabe em que país vive, pode voltar à carga com essa cantilena...

Os resultados da "reinserção social" ou da "ressocialização" estão bem à vista: aumento exponencial da criminalidade!
Ah, mas alguém ganha no meio disto tudo - os novos funcionários desses institutos. Institutos que não servem absolutamente para nada!

Os criminosos - sobretudo os por tendência - tratam-se com medidas severas e não com paninhos quentes.
Senão, qualquer dia - e já faltou mais - temos todos de andar armados.
Como os americanos, cujas ideias o imbecil do ministro quer copiar...

Até quando teremos de aguentar com estes tolos que (des)governam o nosso País...?!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]