quarta-feira, julho 02, 2008


"Queremos fiscalizar os fiscalizadores"

Publicado no DN, José Manuel de Castro, apresenta, em entrevista, as posições da recém-criada associação “DEFESO”
Pela sua importância não posso de transcreve-la na integra.


José Manuel de Castro, PRESIDENTE DA DEFESO
A Defeso foi criada para proteger os comerciantes da ASAE?

A associação foi criada para fiscalizar os fiscalizadores, para vigiar os vigilantes. Para defender os associados e não associados, quer comerciantes quer particulares, do fundamentalismo das inspecções. Não é contra a ASAE, dirigimo-nos contra todos os organismos que, com comportamentos fundamentalistas e antidemocráticos, estão a limitar os direitos e liberdades dos cidadãos. Está instalado um espírito securitário na nossa sociedade.

Como é que a associação vai fazer isso?

Vamos aconselhar os nossos associados a cumprir a lei, mas a não se sujeitarem a arbitrariedades. E mostrar-lhes que não são obrigados a seguir as chamadas boas práticas que os inspectores defendem. Porque a maior parte dessas boas práticas não tem qualquer fundamento legal, não vincula ninguém. É o caso da famosa regra das colheres de pau, por exemplo, ou dos cabos das facas. E como as pessoas não sabem, têm tendência a submeter-se, a obedecer a tudo o que as autoridades dizem. O que nós fazemos é aconselhar juridicamente as pessoas sobre como reagir a estes abusos.

O que é que consideram abusivo?

Chamamos abusos a tudo aquilo que são actos desproporcionados, como por exemplo fazerem-se inspecções em cafés com agentes encapuzados. Lisboa não é Bagdad e não é preciso esconder a cara para fiscalizar bifes e pastéis de nata.

Quantos associados têm?

Temos entre 700 e 800 associados dos mais diversos ramos de actividade, porque o âmbito das inspecções económicas ultrapassa em muito a restauração. As pessoas têm um certo temor, nem querem dar a cara, com medo de represálias. Nós fizemos esta associação para dar a cara e a voz àqueles que têm medo. A associação surgiu porque começaram a aparecer muitas queixas.

Já presenciou alguma inspecção?

Sim, pessoalmente assisti a uma na praia, aos cafés e bares. Os agentes estavam encapuzados e aquilo impressionou-me muito. Mas conheço muitos processos de associados, não só de inspecções mas de multas também. Porque estas acções têm consequências graves.
Acha que a actuação da ASAE ameaça a viabilidade da empresas?

Está a causar milhões e milhões de euros de prejuízos e até a levar ao encerramento de várias actividades. Está a fazer mais mal do que bem ao País. Porque há um espírito repressivo: fazem a inspecção, detectam irregularidades e dizem às pessoas que têm de cumprir a lei mas entretanto já multaram. Quem paga são sempre os comerciantes.

Comentários:
Sinceramente acho uma boa ideia.
É claro que temos que cumprir a Lei.
Mas também não nos podemos sujeitar a uma omnipotência por parte das entidades fiscalizadoras, que muitas vezes extravazam a sua competência.

cumprimentos.
 
As PME´S, são cerca de 80% do PIB nacional o pequeno e médio comércio emprega mais de 600 mil familias.
Tudo isto são factos mais ou menos aproximados dos estudos efectuados pelas organizações competêntes.
O que quero dizer é que este comércio e serviços têm que ser preservado e ajudado, e o que algumas atitudes da ASAE e outros similares tem tido é punir severamente e "militarmente" este meio de subsistência de muitos milhares de Portuguêses.
Por isso, acho MUITO BEM , que esta associação, assim como outras que surjam, que defendam o comércio e a justiça dos factos.
Mudar sim , melhor higiéne e melhor serviços também sim, mas tudo com sentido de entreajuda e progresso e não no sentido de MULTAR desenfreadamente para encher os cofres do estado, penalizando ainda mais a quem mais contribui para o dito orçamento do estado.
 
Devo dizer que esta associação é sempre bem vinda desde que seja para defender os comerciantes dalgum autismo que feda do lado de quem manda.
 
Muito boa ideia por parte do Dr. Castro e seus associados, acho que todas as nossas ricas a saculares tradições mereçem mais respeito, sabendo de antemão que devemos nos actualizar e progredir no sentido do bem servir.
No entanto têm que predominar a sensatez nos departamentos fiscalizadores.

com os melhores cumprimentos
Raúl Marques
 
O Dr.J.Castro, desde que se afastou das politiquices de partidos de expressão residual e dedicou-se a causas sociais,começou a ganhar mais credibilidade dentro da sociedade em geral, e hoje em dia pode-se dizer que muita gente que podendo não perfilhar de algumas ideias politicas que ele tenha, mas confia nas causas que ele expõe e que muitas vezes ultrapassam qualquer sentido de orientação politica,mas retractam várias classes que possam estar a ser marginalizadas pelo mundo global actual.
 
Gostava de saber como esta associação funciona e como se pode aderir,e já agora se têm alguma coisa na net ??

Obrigado.
Paulo Sérgio
 
Meu
Caro Abrantes,

Aqui está a prova cabal de como o Nacionalismo, ou neste caso, um nacionalista, pode fazer obra em prol da comunidade, independentemente da cor política de cada um.
Esta é também uma machadada no PNR, pois há muito que este tinha sido alertado para a defesa dos pequenos empresários, que são neste caso, as pessoas que podem ser mais beneficiadas, claro, que o autismo dos seus dirigentes e mentores, não lhes deixou ver o alcance que teria junto da população uma associação deste género, que deverá actuar apenas como forma de proteção dos exageros e não como uma obstrução ao normal comportamento das entidades fiscalizadoras, que tem toda a razão de existir, mas com outro tipo de actuações.
Há muita gente com razões de queixas dessas entidades e pode ser que, com esta associação, as coisas retomem o seu devido lugar, deixando de se ver aquelas actuações Hollywoodescas de 3ª, com direito a câmaras de Televisão e tudo.
É aliás um erro, que este Governo vai pagar caro, pois muita gente que votou PS, agora, devido a estas actuações, não vai voltar a votar nesse partido, tanto mais que, estando o país a atravessar um gravíssima crise económica, estas entidades fiscalizadoras deveriam ter antes uma acção correctora, que passasse pelo aconselhamento e até pela ajuda técnica, principalmente aos pequenos empresários, que são os que se debatem com maiores dificuldades, e não por estas actuações a roçar o terrorismo ou pelo menos a atemorização, o que já levou muita gente a alcunhá-la da nova PIDE,o que é altamente contraditório, para o clima de serenidade, que a Nação precisa para atravessar e resolver da melhor forma, esta grave situação económica.
Conheço até algumos pequenos empresários, que, com medo da ASAE, fecharam as portas, mandando até, empregados embora, pois não tinham hipóteses de fazer as beneficiações exigidas e não se estavam para se sujeitar a serem multados, caso fossem inspecionados, tanto mais que, muitas destas alterações agora exigidas, são uma espécie de mudança de regras a meio do jogo, pois muita gente já estava a funcionar muito antes delas existirem e não tem possibilidades económicas de fazer tais mudanças.
Todos não somos demais para levantar o país e não é com situações de atemorização que a ASAE provoca, que lá vamos, pode-se até dizer, que essa identidade, está trabalhar em contra-vapor em relação às intenções, que o Governo diz ter para resolver os problemas de Portugal.
Pessoalmente, digo-te por exemplo, que no campo da restauração, conheço muitas cozinhas de todas categorias, e nalguns casos, mesmos com cozinhas topo de gama, com todas os equipamentos exigidos, eu não comia lá nem de borla, pois não são apenas os equipamento "de per si", que garantem a higiene dos produtos lá manufacturados, é preciso também, que quem lá trabalha seja asseado, e não é com ASAE's que isso lá vai, é com Educação e Formação.
Está pois o nosso amigo Dr. José Castro de parabéns, pois vem desmistificar que os nacionalistas não são uns perigosos "devoradores de criancinhas" mas, que ao contrário, também tem um sentido de cidadania.
Congratulações ao Dr. José Castro e os meus sentimentos ao PNR, que, cada vez mais, é atirado para o gueto da obscuridade.
Talvez só lhes reste qualquer dia, comemorar o 20 de Abril.
Um abraço e cumprimentos.

LUSITANO
 
Ora aqui está algo de positivo vindo de alguém da ala dita nacionalista.
Devo dizer que não sou nacionalista, sou liberal e tenho estado atento a esta associação e acho que pode ser uma lufada de ar fresco ,para o comércio que se encontra nas ruas da amargura.
 
www.defeso.com

Sardoal
 
Isto só vêm a confirmar que dentro da ala mais nacionalista, também existem pessoas de valores a considerar dentro da nossa sociedade.
Pessoas essas que se afastaram do pnr,e seguiram vários caminhos das suas vidas.
Como é o caso do Emanuel Guerreiro que está em ascenção dentro do PSD.
Agora o J.Castro com esta associação,etc.,etc.
Falo de pessoas que exerceram cargos dentro do pnr e se afastaram, porque realmente ali não há futuro nenhum.
E outras pessoas que simplesmente se afastaram por não se reverem na politica seguida por aquele partido.
Por isso estou de acordo com o que disse o Lusitano, que o pnr caminha não se sabe bem para onde ?
 
Ora aí está algo de útil, nos tempos que atravessamos.
 
Ideia posítiva, que fazia falta para defender os mais vulneráveis que são o pequeno e médio comércio.
Acho que está bem pensado pelo Dr.Castro,e não vale a pena estarmos a imiscuir o pnr nisto, até porque isso é passado e enterrado e esse partido nem mereçe que nós lhe demos atenção.
O futuro está nestas associações apartidárias e em alternativas crediveis ao cidadão comum.
 
Por ser a única via possível de anuncio do meu humilde blogue, remeto para esta caixa o endereço do mesmo na esperança de uma visita sua. Bem haja.

O mesmo ainda se encontra em fase experimental, no entanto passará ainda este verão a ser um programa de rádio em português de e para nacionalistas.

http://voznacionalsocialista.blogspot.com/
 
O PNR ao deixar sair pessoas com valor e carácter,como o Dr. Castro e Dr. Lina Maria ficou sem crédito na praça pública. quanto ao Emanuel Guerreiro, futuro doutor, tenho pena que tenho aderido ao sistema, mas ainda é um jovem e poderá ser aproveitado em prol da nossa querida Nação.
 
Pessoas como o Dr.castro e outros demais que abandonaram e bem o pnr , neste momento tinham vergonha de pertençer a um partido que é motivo de chacota por todo o lado.
Por isso meus caros sigam os vossos projectos assim como esta associação que isso é o melhor que existe dentro da ala patrióta.

Quem quer vêr em como anda na chacota o pnr é só ir ao blog:
www.antinazipnr.blogspot.com
 
Ora aí está uma ideia que os partidos politicos não tiveram a dignidade de apostar.
 
Não Paguem as multas,vamos entupir os tribunuais e contestar toda e qualquer multa por parte destes senhores!A pressão fará e faz a diferença!A mim seja em que condição for estes senhores serão sempre levados a tribunal e só a decisão final do Juiz me fará pagar!Tive um problema semelhante com a Policia e fui absolvido pelos senhores Juizes do tribunal!Só mesmo neste Pais que um jovem que se aventura a ser Empresário e a ter iniciativa é sugado e penalizado por uma série de parasitas!É desmotivador viver num Pais que eu adoro mas que não apoia e facilita iniciativas que deveriam ser louváveis..Abomino a ASAE e digo-o sem medo!
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]