quarta-feira, novembro 05, 2008


TANTOS SACRIFÍCIOS
E CADA VEZ MAIS POBRES…

A crise financeira chegou em força a Portugal: a economia deverá estagnar no próximo ano, o consumo privado também porque as pessoas estão mais contidas nos gastos, o desemprego vai subir e não haverá criação de emprego em 2009 porque as empresas não irão contratar como se dizia, o investimento em construção e em equipamentos irá cair devido ao custo muito elevado do crédito e às perspectivas de quebra da procura externa, o andamento dos salários reais (ou seja o valor dos aumentos descontando a inflação) deverão estagnar entre 2008 e 2010, inclusive.

Resultado: a riqueza ‘per capita’ em Portugal, que está em divergência da média europeia há cerca de oito anos consecutivos, fazendo do país o mais pobre da zona euro, irá sofrer uma nova contracção em 2009.
Basicamente, os portugueses vão ficar mais pobres em termos absolutos e em comparação com os padrões dos parceiros europeus.

Tudo isto vem no relatório de Outono da Comissão Europeia que, mais uma vez, coloca Portugal na cauda da Europa. O mais pobre dos mais pobres.
Pode o Governo do senhor Sócrates tentar encontrar todas as justificações possíveis só que, e perante estes resultados, mesmo a justificação da crise monetária mundial cai por terra.
Por mais que estrebuchem em argumentações balofas a realidade é só uma : este Governo falhou em todos os sentidos.

Mesmo esmagando a bolsa dos cidadãos os socialistas não fizeram mais do que levar este país para o abismo.
Podem gabarem-se e vangloriarem-se com as sondagens que lhe dão nova vitória eleitoral mas não conseguem apagar os maus resultados da sua governação.
Os sacrifícios exigidos aos portugueses para salvar o tal famigerado défice de nada serviram. As previsões apontam que, proximamente, ele estará novamente acima dos três por cento.
E, isto, apenas como um exemplo.
Triste Povo, triste Pátria, que tais governantes tendes.
Manuel Abrantes

Comentários: Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]