sexta-feira, julho 10, 2009



TEIXEIRA DOS SANTOS E AS SUAS AFIRMAÇÕES
NO PAÍS DO “FAZ DE CONTA”


O ministro da Economia, Teixeira dos Santos, assegurou, que os apoios às pequenas e médias “vão continuar”
Para o ministro “a crise vai continuar a fazer sentir os seus efeitos durante algum tempo e nós temos que continuar a resistir e a sobreviver, pelo que o Estado deve manter estes apoios”
Para Teixeira dos Santos, «qualquer alívio poderia ser fonte de problemas acrescidos para o nosso tecido empresarial», nestes «tempos de resistência e de sobrevivência» nos quais a «excelência é indispensável».

Em nota conclusiva, Teixeira dos Santos diz : «estes apoios são importantes e decisivos, independentemente da crise, para reforçar a competitividade das empresas e a sua vocação internacional, uma aposta fundamental que é uma prioridade para o Governo»,

Bem! Vamos lá ver se eu entendo.
Mas que apoio às pequenas e médias empresas foi, ou é, dado ?
Mas onde é que está esse apoio?
Como é que foi, ou é, feito ?
Em que moldes ?

Eu dou-vos um exemplo que conheço.
Um conhecido meu quis montar uma pequena empresa. Recorreu à banca para pedir esse tal empréstimo com o apoio (???) governamental.
Depois da entidade bancária ter exigido mil e um documentos, avalistas e mais avalistas, foi-lhe dito que como a empresa é nova não tem histórico. Por isso, tinha de esperar cerca de três anos para que o empréstimo lhe fosse concedido.
Perante este facto este meu conhecido retorquiu: “então como avanço com a empresa”.
Resposta rápida: “com dinheiro próprio!”
Claro que este meu conhecido não possui dinheiro próprio para avançar com o projecto, caso contrário não teria recorrido á banca.

Mesmo nos casos de empresas já existentes, e que atravessam momentos de “aflição” financeira, a banca não lhe concede empréstimos pela situação da empresa.
A banca só empresta um “chouriço” se lhe derem um “porco gordo” como garantia.
Esta é que é a verdade.

Os grandes grupos económicos – esses – não têm qualquer dificuldade em financiamento.
“Tempos de resistência e de sobrevivência” – diz o ministro.
Assim ?
Poucos dos pequenos, ou médios, sobreviverão e resistirão.
Manuel Abrantes

Comentários:
O que se passa em Portugal passa-se em todo o Ocidente onde o Grande Capitalismo Globalista manda nos governos. Alias, em alguns paises eles sao o Governo.

Nos E.U.A. , tal como Portugal, as pequenas e medias empresas estao sendo abandonadas enquando trilioes de dolares -- o dinheiro que nos e roubado atraves de impostos mais o que e impresso dia e noite na Casa da Moeda em Washington -- sao aplicados nas grandes empresas para as salvar de uma bancarrota que bem merecem.

Neste momento a preocupacao numero 1 do Governo de Barack OBAMA
e salvar os GIGANTES DO MERCADO, sejam eles Bancos , Companhias de Seguros, Fabricas de Automoveis ou a Industria de Armamento Militar.

Exactamente as MESMAS preocupacoes e prioridasdes de George BUSG que foi por ele acusado de proteger sempre os muito ricos e muito poderosos.

Isto confirma-nos que ha um patrao(oes) -- todos sabemos ha muito que ha e quem e ! -- por detras do Governo Americano que cria uma Agenda que tem de ser seguida por quem la for posto.

A PRIORIDADE e salvar o Grande Capitalismo.O resto sao tretas !
O capitalismo emprendedor dos pequenos e medios empresarios, que com suor e sangue tentam sobreviver, aquele que mais postos de trablho criam e que nao tem intencoes imperialistas, , esses podem todos ir ao fundo.

Dai que nao me supreenda nada as afirmacoes de Socrates e de Teixeira assim como as praticas que seguem.
Nao passam de 2 paus mandados de Brtuxelas, que por sua vez obedece a Washington cuja politica global neo-liberal foi ditada pelos Senhores do Mundo.

Renato Nunes
Carolina do Sul, EUA
 
Enquanto os EUA está em agonia, , assim como muitos outros países da Europa, já para não falar em Portugal, que se não entrou ainda em banca rota, é por milagre, há por outro lado economias emergentes no mundo, como o Brasil, (quem diria?) a Índia, a China Comunista, Angola, África do Sul, Austrália,Israel, Dubai e outros......

Como se explica? o que se passa?
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]