quarta-feira, setembro 16, 2009



A QUESTÃO DO TGV

Com a polémica levantada pela Manuel Ferreira Leite, o TGV voltou a entrar na ordem do dia.
E foi uma polémica bem levantada e bastante oportuna.

Uma das questões que se coloca é sabermos se, nesta fase, o TGV é ou não um investimento prioritário e necessário.
È necessário saber se a nossa economia vai possuir, ou não, um impulso com a construção destas linhas de alta-velocidade. Que mais valias o TGV vai trazer para a economia Nacional ?

Pessoalmente, penso que nenhum. Até porque o TGV não é um transporte de mercadorias por excelência. Não vai traduzir-se, por isso, numa mais valia - em custos, especialmente – para a colocação dos nossos produtos nos mercados externos, ou vice-versa.

Ainda não existem valores reais de quanto é que este investimento vai custar aos contribuintes portugueses. Sabemos, apenas, que nos próximos trinta anos vai empenhar o orçamento do Estado. Isso sabemos! Mas os valores reais, ainda não.
E não me venham com essa dos 160 milhões da União Europeia. È como se alguém, me desse uns milhares para eu me hipotecar em milhões numa coisa que pouco, ou nada, me irá servir.

E não nos comparem com os espanhóis. Eles com o seu TGV transformado em transfronteiriço irão ganhar milhões da União Europeia sem necessitarem de fazerem grandes investimentos, nem de se hipotecarem. O que não é o nosso caso que temos de construir tudo de raiz.
È esta a diferença. Os espanhóis ganham – e muito!!! – com o negócio. Nós, ficamos hipotecados.

E já agora digam-me lá: uma linha de TGV – põe exemplo – entre o Porto e Vigo, quantas pessoas é que a vão utilizar por dia.
Quantas pessoas irão utilizar – também como exemplo – o Lisboa- Porto-Vigo, quando já existem carreiras aéreas ( normalmente vazias) e o ALFA , que está a perder utentes para a camionagem devido à diferença de preços.
Sim, porque ganhar meia hora no trajecto não compensa a diferença nos preços.
Uma viagem no ALFA entre Lisboa e Porto é de 27 euros e na camionagem de 15 euros.
Claro que, para a meia dúzia dos que irão utilizar o TGV, esta diferença é irrelevante.
Também há os que argumentam que o TGV é a ligação à Europa. Bem! Que eu saiba sempre tivemos ligados e não é o TGV que irá aumentar mais-valias.

Que me digam que é moderno; que é fino, isso é verdade. È como aquela pessoa que não tem para comer nem para se vestir mas gasta o pouco que tem, e o que não tem, nuns sapatos de marca. Isto, só para andar na moda.

Deixemo-nos de ser megalomaníacos.
Como diz a juventude de hoje: - Caiam na real!!!!
Manuel Abrantes

Comentários:
Hum era exactamente assim que Salazar pensava, e o resultado é o que sabemos...os meios de transporte são factor crucial para o desenvolvimento (económico e não só!) de qualquer cidade. Nessa medida, pelo menos a linha Lisboa - Madrid parece-me que é mais que justificada..ou vamos voltar a querer separmo-nos da Europa?
 
Sim. Concordamos totalmente, caiam na Real, pois com o desemprego elevadíssimo,os salários baixos, a pobreza crescente, pensões exíguas e a hipoteca dos endividamentos, Portugal apresenta-se com um futuro sem esperança, ....e por este andar com um TGV............mas para quê?
 
O PS e os seus apoiantes, desde o debate entre Sócrates e Louçã, não param de nos lembrar do irrealismo e do autoritarismo presentes nas propostas do programa do BE.
Só esperemos que , no caso do PS vencer as lesgislaturas, esse mesmo PS e esses mesmos apoiantes não se façam de esquecidos na hora de procurar parcerias estratégicas (nem sequer se fala de coligações) sob pretexto de garantir a governabilidade"
 
NOS TEMPOS DE SALAZAR ACUSAVAM O "ESTADO NOVO" DE GOSTAR DE FAZER "OBRAS DE FACHADA" QUE CUSTAVAM DINHEIRO, DAVAM NAS VISTAS E NAO CRIAVAM RIQUEZA ADICIONAL...ANTES PELO CONTRARIO !

CRIAVAM UNS EMPREGOS NA CONSTRUCAO --ENRIQUECIAM, TAL COMO HOJE, ALGUNS CONSTRUCTORES -- E PRINCIPALMENTE NA BUROCRACIA PUBLICA . TAMBEM SERVIAM PARA DESVIAR FUNDOS QUE PODIAM SER APLICADOS EM EMPREENDIMENTOS MAIS RENTAVEIS E UTEIS PARA O POVO !

MAS ISSO ERA DANTES.
HOJE TEMOS UMA NOVA FRANJA DE MEGALOMANOS ( NAO ACABARAM COM O 25 DE ABRIL POIS SAO UM ATAVISMO DE PORTUGAL) ESTAO DE NOVO NO GOVERNO A CRIAR NOVAS E MUITO MAIS CARAS "OBRAS DE FACHADA"..

PORTUGAL NAO E UM PAIS DE ALTA DENSIDADE POPULACIONAL COM CENTROS URBANOS DE MILHOES DE HABITANTES E GRANDES DISTANCIAS ENTRE ELES.

O T.G.V. NUNCA PODERA SER RENTAVEL SE NAO TRANSPORTAR MUITA GENTE A LONGAS DISTANCIAS.
E MAIS UM PROJECTO FARAONICO QUE SERA ETERNAMENTE SUBSIDIADO PELO CONTRIBUINTE PORTUGUES.

VIGO E DE ESQUECER...O MADRID LISBOA, BEM, NESSE TRECHO OS UNICOS BENEFICIARIOS SERAO OS ESPANHOIS QUE, AO ESTENDEREM O TGV DE MADRID A LISBOA IRAO BUSCAR PASSAGEIROS ADICIONAIS EM PORTUGAL QUE OS AJUDARA A OBTER FUNDOS COMUNITARIOS PARA A CONSTRUCAO DA LINHA DENTRO DE ESPANHA.

NAO CONSEGUIRIAM NEM PASSAGEIROS NEM FUNDOS SUFICIENTES PARA VIABILIZAR O "SEU T.G.V." SE A LINHA ACABASSE EM BADAJOZ.
DAI O GRANDE EMPENHO QUE TEM EM QUE PORTUGAL GASTE O SEU DINHEIRO E SE ENDIVIDE MAIS QUANDO NAO PODE.

COM OU SEM T.G.V. PORTUGAL NAO VAI DEIXAR NUNCA DE ESTAR NA PERIFERIA DA EUROPA. O T.G.V. EM NADA MELHORARA A SITUACAO E O INEVSTIMENTO A FAZER E TAO ELEVADO QUE E UM ABSUROD.
TAMBEM NAO O TER NAO NOS AFASTA DA EUROPA MAIS DO QUE JA ESTAMOS...EM PARTICULAR MENTALMENTE!

E QUEM ESTA NA PERIEFERIA COMO NOS, SEPARADOS DA EUROPA POR UMA VASTISSIMA ESPANHA, USA O TRANSPORTE AEREO PARA VIAJAR PARA ESSA EUROPA.

TAL ACONTECE EM MUITOS LADOS.
OS E.U.A. POR EXEMPLO AINDA NEM SEQUER TEM UM T.G.V. EMBORA TENHA CORREDORES URBANOS COM MILHARES DE KILOMETROS ENTRE CENTROS URBANOS E DEZENAS DE MILHOES DE HABITANTES. ATE HOJE USA-SE O AUTOMOVEL E O AVIAO...E COMBOIOS RAPIDOS TIPO "ALFA"...O "ACELA" !

NA ESCANDINAVIA HA BONS COMBOIOS E NAO HA T.G.V.'S .
E NO CASO DA SUECIA, PAIS DOS MAIS PROSPEROS DA EUROPA E QUE DE MODO ALGUM E O CASO DE PORTUGAL -- ONDE HA UM DEFICE ENORME E UMA POBREZA CRESCENTE ! -- NEM SE FALA EM T.G.V. PARA LIGAR ESTOCOLMO E GOTEMBURGO !

O DESEJO DE TER UM T.G.V. E PRIMEIRO MEGALOMANIA FARAONICA, SEGUNDO O HABITUAL DESEJO DOS PORTUGUESES EM AGRADAR AOS ESTRANGEIROS, DESTA VEZ AOS CAMARADAS SOCIALISTAS ESPANHOIS.

MAS SE A ESPANHA TEM TANTO INTERESSE...ELES QUE PAGUEM A EXTENSAO DENTRO DE PORTUGAL.
E ESQUECAM O PORTO-VIGO E REVEJAM MELHOR O CASO DO LISBOA-PORTO.
SERAO MESMO NECESSARIO E-LOS UNTURA ECONOMICA E FIANCEIRA ACTUAL PORTUGAL?

A MELHOR COISA QUE MANUELA FERRIRA LEITE DISSE ATE HOJE EM DEBATES FOI ...QUE NAO ESTA AOS SERVICO DOS ESPANHOIS !
MUITO BEM DITO.

RENATO NUNES
E.U.A.
 
Portugal é um país de «empatas», não há nada a fazer!
Se estivermos à espera do «momento oportuno» para fazer o que quer que seja, nunca fazemos, já que o País está permanentemente em crise, desde pelo menos o reinado de D Maria I.
A questão que temos de colocar no caso do TGV, é se nos é útil ou não e se a relação custo/beneficio é compensadora.
Prioridades existem sempre outras e se formos por aí, no tempo de Fontes Pereira de Melo tambem não se tinha construido a linha de comboio, nem feito estradas, já que já aí o País tinha inumeras outras carencias.
 
Exactamente sr. Regenerador...e eu não tenho dúvidas que o TGV será um sucesso (as pessoas que agora tanto falam mal, vão acabar na mesma por utilizar). Por exemplo, Lisboa - Porto irá ser feito em 1h20m por um preço de 40 euros. Actualmente faz-se Lisboa - Porto em cerca de 3h (2h50m, 2h55m mais ou menos) por um preço perto dos 30 euros. Não vejo como o TGV não pode ter sucesso...eu pelo menos pagava mais 10 euros por menos 1h30m de viagem e muito, muito mais conforto.
 
PREPAREM-SE PARA A MAIOR DITADURA JAMAIS COHECIDA NOS ANAIS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL, POIS
PORTUGAL PODERÁ SER UM PAÍS COMUNISTA, NO DIA 27 DE SETEMBRO.

O objectivo de Louçã é obrigar um futuro Governo socialista a negociar no Parlamento com o BE. Para isso, aposta na vitória de Sócrates e ‘reza’ para que PS e BE juntos tenham a maioria absoluta, avança a edição do SOL desta sexta-feira
 
País comunista com uma vitória do sócrates?? Nem que ele fizesse uma coligação com o fidel castro...não deve ter estado atento a este mandato..
 
Também há os que argumentam que o TGV é a ligação à Europa

ISTO É UMA ALDRABICE!
NÃO EXISTE LIGAÇÃO MADRID-PARIS, NEM ESTÁ PREVISTA A SUA CONSTRUÇÃO NOS TEMPOS MAIS PRÓXIMOS!
A CONSTRUÇÃO DO TGV APENAS SERVE OS INTERESSES DE MADRID.
 
Estão milhares procupados, leia com melhor atenção as notícias
 
Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscrever Mensagens [Atom]